Acertado o estágio dos alunos de Medicina no Hospital Auxiliadora

Convênio será assinado, em janeiro, entre Hospital, UFMS, Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Prefeitura de Três Lagoas

Em reunião na Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, nesta segunda-feira (18), ficou acertada a questão do estágio dos alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Três Lagoas, no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, a partir de 2018.

Ficou definido que, no final do mês de janeiro, será assinado convênio para firmar as condições do estágio dos 44 alunos do 4º ano do curso de Medicina. No final, como deverá constar no convênio, o estágio, na sua plenitude, deverá atender a 360 alunos de Medicina.

Deverão assinar o convênio, como antecipou o prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, representantes do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, UFMS, Hospital Auxiliadora e Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Na reunião, estavam presentes, junto com o prefeito Angelo Guerreiro, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Coimbra; deputado estadual Eduardo Rocha; reitor da UFMS, Marcelo Turine; e o diretor administrativo do Hospital Auxiliadora, Marco Antônio Calderon.

Com o apoio do deputado Eduardo Rocha, na solução desta questão do estágio dos alunos de Medicina, as pendências econômicas foram solucionadas por meio de recursos de Emenda Parlamentar, já assegurados e que deverão ser repassados ao Hospital Auxiliadora para essa finalidade específica.

RECURSOS

Na mesma reunião, atendendo à solicitação do prefeito Angelo Guerreiro, ficou combinado o aumento do repasse de recursos do Governo do Estado, juntamente com a Emenda Parlamentar do deputado Eduardo Rocha, para atendimento de outras questões da Saúde de Três Lagoas e dos serviços contratualizados no Hospital Auxiliadora.

“Tudo isso tem a finalidade de melhorar os serviços de atendimento à nossa população, favorecendo ao mesmo tempo a qualidade do estágio dos estudantes de Medicina de Três Lagoas”, ressaltou Angelo Guerreiro.

Diante dessas questões, ficou também definido que o secretário estadual de Saúde, Carlos Coimbra, viajará a Brasília para reunião no Ministério da Saúde, para encaminhamento das questões da saúde de Três Lagoas.

No Ministério da Saúde, além das questões burocráticas de transformar o Hospital Auxiliadora em Hospital Escola, Carlos Coimbra estará também encaminhando pedido de aumento dos repasses de recursos para a Saúde de Três Lagoas, devido ao convênio do estágio dos alunos do curso de Medicina.

HEMODIALISE

Na oportunidade da reunião com o secretário estadual de Saúde, o prefeito de Três Lagoas lembrou da urgente necessidade de melhoria do atendimento a pacientes que precisam de hemodiálise.

“É uma questão de humanização no atendimento desses pacientes”, disse o prefeito. “Precisamos de recursos para o Hospital ampliar o espaço e o número de máquinas, para que não seja necessária a remoção dos pacientes para outros municípios. Isso é muito desumano e acarreta muito sofrimento”, observou Angelo Guerreiro.

Na mesma reunião, o prefeito de Três Lagoas se referiu também à importância de implantação do Banco de Leite no Hospital Auxiliadora. Quando deputado, Angelo Guerreiro teve aprovada Emenda Parlamentar de R$ 250 mil para essa finalidade.

Quanto ao Banco de Leite, o prefeito de Três Lagoas foi informado que a direção do Hospital Auxiliadora irá iniciar, em breve, as obras de adequação de espaço para essa finalidade.

Entre outras questões, foi tratado também sobre a necessidade de novo aparelho de mamografia para a Secretaria Municipal de Saúde. Quanto a isso, o prefeito de Três Lagoas foi informado que existe a viabilidade da Secretaria Estadual de Saúde enviar equipamento de mamografia para atendimento emergencial.

loading...