Aguardando a estiagem, Departamento de Obras trabalha intensamente para manter a malha

Secretário explica que problemas com buracos serão sanados ao fim do período chuvoso

As chuvas derramaram sobre Três Lagoas por vários dias seguidos, mas, mostrando que a vontade está acima das dificuldades, equipes do setor de recuperação e tapa buracos do Departamento de Obras e Serviços-DOS da Prefeitura de Três Lagoas estão diariamente de plantão em todo momento para resolver, além das questões pontuais, as corriqueiras.

Ações de recuperação da malha asfáltica estão sendo implementadas todos os dias e em várias frentes. Ruas que ainda não receberam pavimentação são patroladas, locais com grande acúmulo de água das chuvas estão sendo estudados e obras estão em andamento, seja para receber o grande volume de águas, como as bacias de amortização de águas (piscinões), ou para fazer uma drenagem provisória com o desassoreamento das ruas e outros recursos, até que o trabalho definitivo aconteça.

Recentemente o prefeito Angelo Guerreiro esteve em Brasília e, no Ministério das Cidades e na Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste, recebeu a informação de que todos os recursos previstos para drenagem foram suspensos devido à crise financeira por que passa o Governo Federal e, para piorar, não há previsão de que algum investimento aconteça antes de 2018.

A Prefeitura está tratando com o Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID, considerado a principal fonte de financiamento da América Latina sobre um possível investimento em infraestrutura incluindo drenagem e pavimentação. Enquanto isso, a preocupação da Administração Municipal é minimizar os problemas sociais com um serviço incessante de recuperação das vias públicas.

Desde o primeiro dia, apesar da falta de equipamentos e máquinas, o DOS vem implementando um ritmo acelerado de trabalho pelas ruas da cidade. Buracos surgem a cada instante devido ao grande fluxo de veículos aliado ao tempo chuvoso.

Segundo o Secretário de Infraestrutura, Dirceu Deguti, a situação terá ampla melhora ao fim do período chuvoso. “Buraco no asfalto cheio d’água não dá pra tapar porque seria desperdício de dinheiro, mas as equipes aproveitam cada estiagem para fazer o que dá pra ser feito”, explicou.

Além do programa Meu Bairro Limpo, a limpeza das margens das vias e terrenos públicos, coleta de lixo, roçada manual e mecanizada são realizadas todos os dias em toda a cidade.

loading...