Bombeiros de Três Lagoas salvam a vida de recém-nascido engasgado com leite materno

Corpo de Bombeiros alerta sobre como lidar em casos como este, de engasgamento

Um recém-nascido de apenas três dias foi salvo na noite desta terça-feira (20), em Três Lagoas, após o Corpo de Bombeiros orientar a mãe da criança, por telefone, em como realizar os procedimentos necessários para ele desengasgar com o leite materno em função de OVACE (Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho). A família reside no bairro Jardim Brasília.

Segundo o registro da ocorrência, a mãe do bebê, de 27 anos, ligou para o grupamento dos bombeiros, através do 193, depois que percebeu que ele havia engasgado com o leite e recebeu todas as orientações de salvamento até que uma equipe chegasse à casa da família. O chamado para o socorro foi às 20h35.

Ela conseguiu realizar o procedimento e o bebê desengasgou em alguns minutos. Mãe e filho foram levados pela equipe dos bombeiros para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para avaliação médica da criança e liberados na mesma noite.

O caso foi registrado como obstrução de via aérea por corpo estranho.

Alerta

O Corpo de Bombeiros alerta sobre como lidar em casos como este, de engasgamento: Sugar a boca com o nariz, juntos, para tirar o líquido das vias aéreas. Em seguida, virar o bebê para baixo, escorado no braço, e dar três palminhas nas costas para tirar o excesso de líquido. Depois, de barriga para cima, fazer massagem no coração e no peito da criança.

Fonte: Arapuá MS

loading...