Campanha Novembro Azul supera expectativas em Três Lagoas

Pelos homens que compareceram às unidades de saúde ficou demonstrado que aumentou a conscientização de prevenção de doenças

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas publicou relatório das ações que foram realizadas nas Unidades de Saúde, durante o mês de novembro, na Campanha Novembro Azul de 2017.

Em todas as Unidades de Atenção Básica de Saúde, incluindo o Centro de Especialidades Médicas (CEM), houve um dia de programação especial, voltado para a saúde integral do homem, com ações específicas e inseridas na Campanha Novembro Azul, de prevenção contra o câncer de próstata.

Pelos resultados divulgados pela SMS, nesta segunda-feira (4), ficou demonstrado que “aumentou em muito o nível de conscientização dos homens quanto à obrigação de cuidarem da saúde e melhorarem os índices da qualidade de vida, junto às suas famílias”, resumiu a secretária Angelina Zuque.

NÚMEROS

O número de consultas médicas chegou a 502 e as consultas odontológicas totalizaram 268, nos dias da mobilização nas unidades de Saúde. Além das consultas médicas e odontológicas, as equipes de Enfermagem das Unidades de Saúde, com a participação, em algumas unidades, de estagiários dos Cursos de Enfermagem das Faculdades AEMS e dos acadêmicos do Curso de Medicina da UFMS, realizaram também mais de 500 exames de verificação de glicemia e o mesmo número de procedimentos de aferição de pressão arterial.

Em situações de alerta dos resultados desses exames, os pacientes eram imediatamente orientados a procurar tratamento médico específico.

Nas unidades de Saúde da Vila Alegre, Vila Haro, Santa Rita, Jupiá e Arapuá, houve também a realização de 177 testes rápidos de Sífilis e 155 de HIV.

Em meio a um clima de descontração e alegria, os homens foram recebidos em todas as unidades “com agilidade, atenção e educação”, como resumiu um dos pacientes, atendidos no CEM.

Em todas as unidades aconteceram mini palestras de orientação e prevenção de doenças, como câncer de próstata, câncer de mama no homem, câncer bucal, prevenção da tuberculose e hanseníase, alimentação e vida saudável e importância do homem, como pai presente no dia a dia da sua família.

Realizaram ações da Campanha Novembro Azul: UBS Vila Alegre, ESF Vila Haro, UBS São Carlos, ESF Santa Rita, ESF Jupiá, ESF Interlagos, ESf Vila Piloto, UBS Vila Nova, ESF Paranapungá, UBS Santa Luzia, UBS Arapuá, ESF Anto André, ESF Maristela e no CEM, onde participaram da campanha os profissionais das áreas de Clínico Geral, Urologia e Cardiologia,

loading...