Cantor Renato Teixeira será a atração principal da Festa do Folclore de Três Lagoas

O cantor tem renome nacional, internacional é referência quando se trata da arte regionalista

Além do retorno da tradicional festa do folclore de Três Lagoas, que há três anos não era realizada, o evento deste ano contará com o show de Renato Teixeira, confirmado por meio de publicação no Diário Oficial dos Municípios de Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (17), pela Prefeitura de Três Lagoas. O show acontecerá no 12 de agosto e, inclusive, já está na agenda do site oficial do cantor.

Para o diretor de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), é com muita alegria que recebe essa notícia. “O Renato Teixeira é o ícone da arte regionalista, é um cantor e autor consolidado e que passou por diversas épocas. Quando se fala em regionalismo a sua música é uma referência e influência para muitos outros cantores. Nada mais justo de ele ser a atração da nossa festa que tem como principal intuito dar destaque à cultura regionalista”, ressaltou.

LOCAL DA FESTA

O evento acontecerá em uma área da NOB com 35.000m², na região central da cidade. A escolha do local foi pensada por ser no centro da cidade e por não atrapalhar o trânsito na Avenida Rosário Congro, além de o espaço ser adequado para abrigar todas as atrações, ele faz parte da história da cidade que surgiu a partir da ferrovia.

QUEM É RENATO TEIXEIRA?

Renato Teixeira é um cantor e compositor brasileiro e autor da música “Romaria”, sucesso na gravação de Elis Regina, em 1977. Teixeira nasceu em Santos, São Paulo, no dia 20 de maio de 1945. Passou sua infância em Ubatuba, época em que a música, a poesia e a literatura já fazia parte de vida familiar.

Com 14 anos mudou-se pra Taubaté, no interior do estado. No início dos anos 60 trabalhou como radialista na Rádio Difusora de Taubaté, onde entrou em contato com a música sertaneja. Em 1967 mudou-se para São Paulo, quando uma fita com suas músicas chegaram às mãos de Renato Consorte, divulgador de novos artistas.

Nesse mesmo ano, sua música “Dadá Maria” estava no festival da Record, defendida por Gal Costa. No disco do festival, Renato canta junto com Gal Costa. Em 1968, Roberto Carlos grava a música “Madrasta”.

Seu sucesso veio em 1977, quando Elis Regina gravou a música “Romaria”, que divulgou o estilo pelo qual o compositor continua sendo reverenciado com suas letras bucólicas e melodias que transitam entre o caipira brasileiro e o folk americano. No ano seguinte Renato regravou a canção. Outra música de destaque do compositor foi “Frete”, composta especialmente para o seriado Carga Pesada da TV Globo.

Em 2015, a Sony lançou um pacote com cinco CDs, gravados entre 1978 e 1982, são eles: “Romaria” (1978), “Garapa” (1980), “Uma Doce Canção” (1981), “Um Brasileiro Errante” (1982), e “Amora” (1979), com quatro canções inéditas.


 

loading...