‘Castramóvel’ chega dia 15 e vai oferecer cirurgias gratuitas em animais de estimação

Equipamento fará castração gratuita em cães e gatos e ajudará no controle de doenças transmitidas por animais

A unidade móvel de castração em cães e gatos machos de Três Lagoas, o “castramóvel”, chega à cidade na próxima segunda-feira (15). A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde. A solenidade oficial de entrega do trailer veterinário adaptado e o início dos atendimentos ainda não possuem data definida. No entanto, a previsão, segundo a assessoria, é de que seja ainda neste mês.

O castramóvel foi adquirido em agosto de 2017 pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Três Lagoas. O trailer será itinerante, ou seja, irá percorrer os bairros da cidade. A população beneficiada pelo serviço, que é gratuito, será específica.

Conforme o diretor municipal de Vigilância e Saneamento, Francisco Joaquim da Silva, antecipou ao JPNEWS, os beneficiários, são as famílias que não têm condições de se deslocar até o CCZ, para providências e cuidados da saúde do seu animal de estimação. “A equipe do CCZ fará um levantamento e as famílias mais carentes de cada bairro receberão o atendimento do castramóvel de forma gratuita”, aponta.

O médico veterinário do CCZ, Cristóvan Bazan, explica que o castramóvel é um trailer com um centro cirúrgico montado dentro dele. Entre os serviços, a Secretaria Municipal de Saúde destaca que também terá disponível a vacina antirrábica e outras, assim como estará equipado para coleta de sangue para exame de leishmaniose e outras doenças.

Com base no último censo canino e felino realizado há três anos pelo CCZ, que apontou a existência de 20.336 cães e 5.725 gatos na cidade, o órgão estima castrar 70% dessa população animal. “Estamos fechando um levantamento mais atualizado e a partir destes novos números é que faremos a média de quantos animais devem ser castrados em cada bairro especificamente”, explica Bazan.

O castramóvel foi adquirido por meio de processo de licitação ocorrido neste mês e o veículo ainda não está à disposição da comunidade, por conta de um pedido feito pela empresa vencedora para montagem do trailer e equipamentos necessários, especificados e exigidos pela pasta. O custo foi de R$ 98 mil e adquirido com recursos próprios do município. 

fonte: JPNEWS/Tatiane Simon

loading...