CERVEJA PODE SER MAIS EFICAZ QUE PARACETAMOL NO ALÍVIO DA DOR

Segundo estudo realizado na Inglaterra, o álcool pode ser mais eficiente que os analgésicos tradicionais no alívio da dor; os pesquisadores ainda não chegaram a uma conclusão se o álcool realmente afeta os neurônios do cérebro ou se apenas alivia a dor por diminuir os níveis de ansiedade

O ditado “Beber para curar os males” agora tem uma explicação científica. Segundo estudo publicado na revista Journal of Pain, beber dois pints de cerveja (medida inglesa equivalente a meio litro), é mais eficaz no alívio de dores do que tomar analgésicos, como o paracetamol. Pesquisadores da Universidade de Greenwich, no Reino Unido, descobriram que duas canecas de cerveja podem diminuir as dores em 25%. Ao elevar o nível de álcool no sangue, em aproximadamente 0,08%, o corpo reduz o limiar de intensidade da dor.

“A descoberta sugere que o álcool é um analgésico efetivo, com redução clinicamente revelante dos níveis de intensidade da dor, o que pode explicar o abuso de bebidas alcoólicas entre aqueles com dores constantes, apesar das possíveis e graves consequências a longo prazo”, explicaram os pesquisadores, no resumo da pesquisa.

Ainda não está claro para os cientistas se o álcool reduz a sensação de dor porque os receptores do cérebro ou apenas porque diminui o nível de ansiedade, mudando a percepção do cérebro sobre a dor. Segundo os pesquisadores, se houver a possibilidade de desenvolver uma droga sem os efeitos maléficos do álcool, ela seria mais eficiente que os analgésicos atuais.

Os especialistas ressaltam, no entanto, que o consumo de álcool não faz bem à saúde e o estudo não é um incentivo ao aumento da ingestão da bebida. “O consumo excessivo do álcool pode causar muito mais problemas a longo prazo. Se você sente dores, o melhor a fazer é consultar seu médico”, disse Rosanna O’Connor, responsável sobre estudos de álcool e drogas do Serviço de Saúde Pública da Inglaterra.

Fonte: Brasil 247

loading...