Com redução de diárias e de outras despesas, Bittencourt planeja ampliar instalações da Câmara

Presidente projeta Câmara para os próximos 30 anos

Entre outros projetos que tem em mente, o presidente André Bittencoutr (PSDB) pretende melhorar as instalações da Câmara de Vereadores de Três Lagoas. Além de um novo plenário, pretende também construir um novo prédio para o setor administrativo. O objetivo é proporcionar mais conforto aos frequentadores da Casa e acomodar os aprovados no concurso público que serão convocados. Foi o que informou ao Hojemais o administrador-geral da Câmara André Ribeiro.

Segundo ele, Bittencourt está se sentido incomodado com a falta de espaço físico e pretende resolver o problema ainda este ano. 

Os recursos para colocar em prática o seu projeto, segundo Ribeiro, virão, em boa parte, da economia com o pagamento de diárias para servidores. Ele diz que, seguindo recomendações do Tribunal de Contas, as qualificações de servidores serão destinadas preferencialmente aos efetivos da Câmara, uma vez que os assessores parlamentares são transitórios. 

Além disso, em vez de enviá-los aos treinamentos que ocorrem em diferentes localidades fora de Três Lagoas, os profissionais serão convidados para realizar os cursos na própria Câmara, aproveitando os seus espaços disponíveis com o plenário e plenarinho, por exemplo.  “Estamos numa época de crise e ideia do presidente é acatar o que o TCE recomenda, ou seja, que se gaste apenas com os servidores efetivos, que continuarão prestando serviços na câmara”, observa.

Outra economia significativa mencionada pelo administrador refere-se ao congelamento dos salários dos vereadores pelos próximos quatro anos. Segundo ele, haverá uma economia de R$ 600 mil por ano, ou R$ 2,4 milhões durante a legislatura toda. “Com isso e outras determinações de economia do presidente, não tenho dúvidas de que teremos os recursos para todas as obras necessárias”, afirma.

Em relação à reforma, Ribeiro disse que o presidente pretende fazer uma Câmara moderna, não focando apenas no imediato, mas nos próximos 20 anos.

Além de um novo prédio administrativo e a ampliação do plenário, que deverá ter o dobro do tamanho atual, a ideia é também destinar um espaço para a imprensa, para atender aos jornalistas que cobrem as sessões e outros eventos do Legislativo. 

No tocante aos gabinetes, a estrutura deles será mantida, com exceção dos quatro menores, que deverão ser ampliados para que fiquem todos do mesmo tamanho. Cada sala deverá ganhar mais 15 metros quadrados.

O projeto arquitetônico já foi encomendado para ver viabilidade de colocar em prática os planos do presidente, que inclui também e cobertura dos estacionamentos. 

Se não houver contratempos, Ribeiro prevê que as obras se iniciem ainda no primeiro semestre e sejam concluídas no final do ano.

fonte: Hoje Mais

loading...