Estratégia para diminuir casos de dengue tem contrato renovado em Três Lagoas

Casos de dengue no município diminuíram 99% em relação ao mesmo período de 2016

A Prefeitura de Três Lagoas por meio da Secretaria Municipal de Saúde busca não só a melhoria no atendimento à população após serem detectadas doenças, mas também a prevenção de casos em diversas áreas como, por exemplo, a dengue.

Nos quatro primeiros meses de 2017 foram registrados 282 casos de suspeita de dengue, com a confirmação de apenas oito casos. No mesmo período de 2016 foram notificados 1148 casos, com a confirmação de 839, o que mostra uma diminuição de mais de 99% nos casos positivos de dengue em Três Lagoas.

Uma das ferramentas utilizadas para a prevenção da dengue e outras doenças é o MI-AEDES (antigo MI-DENGUE), armadilhas instaladas estrategicamente em pontos críticos da cidade para a captura de mosquitos para análise. Três Lagoas, em parceria com a FIBRIA renovou o contrato com a empresa responsável pela ferramenta.

O MI-AEDES (antigo MI-DENGUE), é um sistema de captura de vetores por meio de armadilhas, instalada pelos agentes da Secretaria Municipal de Saúde. Após a captura, é realizada a identificação dos mosquitos e a identificação dos locais para mapas e gráficos que ajudam no combate aos vetores.

Com a verificação dos dados expostos pelo MI-AEDES (antigo MI-DENGUE), a Prefeitura cria estratégias como o programa “Meu Bairro Limpo”, que atua diretamente no combate ao vetor, com a limpeza e descarte de entulhos que podem servir como foco.

Além da renovação do contrato, a ECOVEC, empresa responsável pela ferramenta, atualizou o sistema e a forma de operação. Agora os agentes de saúde responsáveis pelas armadilhas trabalham com tablets muito mais fáceis de manusear e atualizar dados.

loading...