Evento “Mulheres em Ação” da Prefeitura de Três Lagoas marca o Dia Internacional da Mulher

A ação contou com apresentações culturais e prestação de diversos serviços

Entrevista com o prefeito Angelo Guerreiro sobre o evento “Mulheres Em Ação”:

A Praça Senador Ramez Tebet virou palco das “Mulheres em Ação”, iniciativa da Prefeitura Municipal de Três Lagoas por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio e participação de diversas Secretarias e parceiros que ofereceram ao público participante, neste sábado (11), prestação de importantes serviços em saúde, assistência social e esportivo. A ação também contou com exposição de artesanato e telas de programas sociais mantidos pelo Município. 

O evento foi marcado pelo som da Banda Marcial Cristo Redentor, mantida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, apresentação cultural de diversos programas sociais e de alunos da Rede Municipal de Ensino (REME). Além disso, a vice-governadora Rose Modesto, marcou presença na ação, que visa o reconhecimento da mulher na sociedade e enfatização da violação de direitos referentes à violência física, psicológica, sexual e moral, cantando a música “Tocando em Frente” e “Chalana”. 

Durante o evento, a primeira dama e secretária adjunta de Assistência Social, Leide Daiane, agradeceu o empenho de todas as Secretarias, por meio de seus servidores, e ressaltou que todos os dias é Dia da Mulher. “A mulher tem grande participação na sociedade, porém ainda falta a participação massiva na política e na luta pelo seu espaço e direitos. Acredito que essa será a primeira de muitas outras ações que realizaremos nessa gestão”, disse. 

“Hoje é um dia para se lembrar de quando as mulheres trabalhavam 16 horas por dia. Centro e trinta mulheres morreram quando faziam uma manifestação por melhores condições de trabalho, começou lá atrás, mas a luta continua com essas guerreiras nos mais diversos setores da sociedade. Esse evento é uma exigência do prefeito, pois ele não deixaria um dia tão improtante passar em branco”, ressaltou a secretária municipal de Assistência Social, Vera Helena Arsioli, completando, ainda, que Três Lagoas está entrando em uma nova fase, aonde o ser humano é valorizado. 

A vice-governadora de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto, ressaltou que a mulher tem grande importância na sociedade. “A mulher tem grande valor na hora de educar, o olhar materno edifica uma casa e sua atenção aos pequenos detalhes faz a diferença no mundo. O equilíbrio entre mulheres e homens é fundamental, pois a sociedade precisa caminhar com pernas masculinas e femininas. Quero acrescentar ainda que, não é o Ângelo que ganhou a oportunidade de estar à frente de Três Lagoas e, sim, a Cidade que ganhou o olhar humano dele”, disse. 

Já o prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, ressatou que o dever da administração é dar o melhor à população. “É um dia muito importante, pois esse evento representa o Dia Internacional da Mulher. Não temos grandes palcos ou shows, mas pequenas ações feitas com o coração têm muito mais valia. A União de todas as secretarias é que faz a diferença na hora de resgatar o sorriso e a esperança no rosto do povo e de todos os servidores municipais, pois isso, não é mais do que nossa obrigação enquanto homens e mulheres públicas”, enfatizou Angelo. 

SECRETARIAS 

A Secretaria de Educação orientou os participantes sobre serviços prestados à população. Outra importante ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que doou mudas ornamentais, além de dar orientações sobre coleta seletiva, arborização, licenciamento ambiental e queimadas. 

Para as mulheres empreendedoras, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico se colocou a disposição para orientar sobre empreendedorismo e lazer. A Secretaria de Saúde, por sua vez, fez panfletagem sobre dengue e DST, aferiu pressão e disponibilizou exames de índice glicêmico. 

A Secretaria de Trânsito também esteve presente realizando a coleta de documentação para a confecção de cartões de estacionamento para idosos e portadores de necessidades especiais, além de tirar dúvidas sobre o código de trânsito, recurso de multas e vans escolares. 

Para as mulheres que gostam de atividades físicas, a Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer animou a população com aula de zumba. 

SENAC

No prédio do Senac também ocorreram palestras e ações de saúde para as mulheres. Além disso, os participantes puderam aprender sobre o preparo para o mercado de trabalho e participar de uma oficina sobre a dança do Ventre. Com apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer, a população também recebeu orientações sobre prevenção do câncer de intestino e de mama. 

PRESENÇAS

Também esteve presente o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Empke; secretária de Educação e Cultura, Maria Celia Medeiros; secretário de Meio Ambiente e Agronegócio, Celso Yamaguti; secretário de Finanças, Receita e Controle, Cassiano Maia; secretário de Administração, Gilmar Tabone e secretária de Saúde, Angelina Zuque. Além desses, marcou presença vereadores e o diretor de Cultura, Rodrigo Fernandes. 

Imagens cedidas pelo fotografo Caju

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

loading...