Laboratório Municipal de Três Lagoas realizou mais de 340 mil exames em 2016

Desse total de exames laboratoriais, 43.590 são de pacientes atendidos pela UPA

Os relatórios do trabalho da equipe do Laboratório Municipal “Jaime Joaquim de Carvalho Filho”, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, chamam à atenção de todos pelos números elevados dos resultados emitidos de exames realizados naquela unidade.

Além das 14 unidades de atenção básica de saúde onde são coletados materiais para os exames (sangue, urina, fezes e catarro), a equipe do Laboratório Municipal atende também os Estabelecimentos Penais masculino e feminino, os dois CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e também os Programas Municipais de Tuberculose e Hanseníase e IST-AIDS.

Diariamente, em média, são 200 exames de hemograma, 60 de fezes e cerca de 30 de urina, como informou o biomédico Arieu Azevedo Moraes, da equipe do Laboratório Municipal da SMS de Três Lagoas.

Juntamente com os biomédicos, a equipe é constituída de farmacêuticos bioquímicos, técnicos de laboratório e um grupo de servidores administrativos que colocam no papel os resultados dos exames emitidos pelos profissionais das respectivas áreas.

AUMENTO DA DEMANDA

Como observou o biomédico, desde que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi implantada em Três Lagoas, os exames do Laboratório Municipal aumentaram em mais de 74%.

Por exemplo, em 2014 foram realizados 8.351 exames requisitados pela equipe da UPA. Em 2015 esse número pulou para 25.112 e em 2016 foram realizados 43.590.

Quanto aos exames solicitados via unidades de atenção básica de Saúde, as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS), Programas Municipais de Tuberculose e Hanseníase e IST/AIDS, CAPS e Estabelecimentos Penais masculino e feminino, os números também chamam à atenção pela quantidade de requisições médicas.

Em 2014, foram 191.574 exames. Em 2015 esse total subiu para 206.125 e, em 2016, foram realizados 297.143 exames laboratoriais. Apesar de não terem concluído os relatórios de 2017, a estimativa é a de que “tenhamos feito muito mais de 300 mil exames, como previa a meta”, comentou Arieu.

TIPOS DE EXAMES

Graças aos investimentos da SMS na aquisição de modernos equipamentos, o Laboratório Municipal oferece condições para a realização de todos os tipos de exames de bioquímica, hemograma, hormônios, urina e parasitológicos.

“Hoje estamos modernamente equipados. Precisamos apenas de alguns ajustes de pessoal e de informática, que deverão ser solucionados para melhor atendermos à população de Três Lagoas”, observou Arieu.

O sucesso do tratamento das doenças depende em muito da qualidade e da agilidade dos exames laboratoriais que auxiliam o médico a emitir o diagnóstico para tratamento do paciente.

“Nossa meta é termos os resultados dos exames em 48h. Por enquanto, estamos demorando de 10 a 15 dias”, informou Arieu.

loading...