Meio Ambiente esclarece motivo da retirada dos banheiros da circular da Lagoa Maior

A decisão foi tomada para dar prosseguimento ao processo de licenciamento ambiental da orla da Lagoa Maior, atendendo à recomendação do Ministério Público

A Lagoa Maior é um dos principais cartões postais de Três Lagoas, por isso a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Agronegócio, visando a preservação ambiental do local, removeu os banheiros que ficavam ao lado da sede da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejuvel). 

Segundo o engenheiro ambiental da secretaria, Cássio Tamogami, a retirada dos banheiros é por questões legais do processo de licenciamento ambiental da lagoa. “O Ministério Público recomendou que fosse feito o licenciamento ambiental das atividades na orla da Lagoa Maior. Para que fosse emitida a licença, o Sistema de Licenciamento Ambiental Municipal (SILAM), que é o setor responsável pelo licenciamento, exigiu que readequássemos ou cessássemos a possível fonte de poluição do local, haja vista que era utilizada uma fossa para despejo dos dejetos. Por isso, a secretaria entendeu que seria melhor a remoção dos banheiros, pois para o licenciamento ambiental é exigido a ligação com o sistema de esgoto e como os banheiros estavam em um local que fica abaixo do nível da rede, seria necessário um bombeamento constante dos dejetos, algo que se tornaria inviável com o tempo”, explicou.

 

Além disso, a retirada dos banheiros entra no contexto do Monumento das Lagoas, que por sua vez, também influencia no processo de licenciamento ambiental que é feito pela própria Secretaria de Meio Ambiente. “Estamos estudando um novo local para a construção dos banheiros, porém temos que analisar qual atende o contexto ambiental e de acessibilidade”, reforçou o engenheiro. 

Outra ação estudada pela secretaria é a instalação de mais lixeiras ao redor da orla da Lagoa Maior, pois colaboraria na redução da quantidade de lixo dispensada de forma incorreta no local. 

loading...