Mudanças dão ao SAMU uma rotina de atendimentos humanizados

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência está com nova coordenação e primeiros meses já mostram melhorias consideráveis

O SAMU de Três Lagoas já passou por diversas melhorias desde o início da nova administração da Prefeitura. Pontos críticos em atendimento já foram resolvidos e equipamentos foram repostos, com todas as viaturas em perfeito estado, para o atendimento das demandas.

O novo coordenador geral do SAMU, André Luiz Dourado, afirmou que pretende ser referência em atendimento no estado ainda nos primeiros meses do ano. “A forma de trabalho da equipe mudou, agora o atendimento é humanizado e busca a excelência em todas as ocorrências, sem distinção de pessoas”, comentou Dourado.

O coordenador informou que durante os primeiros dias da gestão já foram concluídas pendências Administrativas que perduraram em outras gestões.

Todos os carros e rádios comunicadores (HT`s) possuem um sistema de GPS, que permite o acompanhamento em tempo real pela central, possibilitando saber o local exato das unidades.

Uma nova ideia é implantar o SAMU nas escolas e entidades ensinando às crianças e adultos as técnicas de primeiros socorros. Também estão abertos para visitação de escolas que queiram conhecer o espaço e o trabalho dos colaboradores do SAMU.

Outro problema enfrentado pelo SAMU era o número de trotes recebidos diariamente, que atrapalhavam o atendimento em casos emergenciais, em fevereiro de 2016 foram registrados 380 trotes, no mesmo período em 2017, o SAMU recebeu 10 ligações para falso atendimento. A diminuição aconteceu porque agora todo o atendimento, por meio de ligações e rádios transmissões, é gravado.

Para a melhor finalização dos casos de emergência, o SAMU está alinhando treinamentos que serão ministrados para os profissionais do UPA e do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. 

loading...