Odontologia do Município restabelece parceria com Instituto do Câncer

Trabalho conjunto estava inativo há mais de um ano

Um marco importante acaba de ser firmado para o auxílio dos pacientes em tratamento oncológico no Município. Uma parceria que já existiu e que estava desligada há pelo menos um ano, foi restabelecida entre o Instituto do Câncer de Três Lagoas e o Centro de Especialidades Odontológicas.

De acordo com o cirurgião dentista Alex Domingues de Lima, os cuidados odontológicos são essenciais para o tratamento do câncer, pois na boca está um dos principais focos de infecções, que podem acontecer em cáries, infecções de gengiva e outras.

Alex ressalta, no entanto, a necessidade de que a intervenção odontológica aconteça no começo do tratamento. “Precisamos que os pacientes cheguem em condições clínicas estáveis, para que possamos realizar os procedimentos sem comprometer o tratamento oncológico.”, explicou.

Durante reunião com representantes da odontologia e do Instituto, ficou estabelecido que todas as quartas-feiras o Centro de Especialidades Odontológicas atenderá os pacientes de tratamento oncológico.

Segundo a coordenadora de Enfermagem, Rosileide Maria da Silva, o Instituto do Câncer de Três Lagoas atende, atualmente, 300 pacientes. “Esse número compreende pessoas do nosso Município e da região do Bolsão.”, afirmou.

Também participaram da reunião, a coordenadora de Saúde Bucal, Acácia Gimenez Barreto, a diretora de Saúde Coletiva, Carolina Ramalho Masuko e a psicóloga do Instituto do Câncer, Tatiane Cristine Souza Lima.

loading...