Petrobras vence licitação para busca de petróleo e gás natural em Três Lagoas

Estatal arrematou por R$ 1,7 milhão 11 blocos de áreas ofertadas em Mato Grosso do Sul

A Petrobras arrematou pelo valor de R$ 1,7 milhão o bloco de áreas ofertadas em Mato Grosso do Sul, na Bacia do Paraná, para busca de petróleo e gás natural. Três Lagoas está entre os municípios para futura exploração de gás e petróleo.

A Bacia do Paraná teve o bloco arrematado na 14ª Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), realizada nesta quarta-feira (27), no Rio de Janeiro.  Na rodada, foram oferecidos 11 blocos terrestres nessa bacia, todos localizados no Estado do Mato Grosso do Sul.

Água Clara, Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Bataiporã, Brasilândia, Campo Grande, Deodápolis, Ivinhema, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo e Taquarussu, completam a lista dos municípios do Estado com áreas para busca de petróleo e gás natural.

 De acordo com informações da ANP, o certame tem por objetivos ampliar as reservas e a produção brasileira de petróleo e gás natural, ampliar o conhecimento das bacias sedimentares, descentralizar o investimento exploratório no País, desenvolver a pequena indústria petrolífera e fixar empresas nacionais e estrangeiras no Brasil, dando continuidade à demanda por bens e serviços locais, à geração de empregos e à distribuição de renda.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, se existir a possibilidade de gás natural no Estado, será mais uma fonte energética e mais uma opção de royalties aos municípios, bem como diversificação da base econômica.

HISTÓRICO

Em 2013, equipes da empresa ANDL Geofísica iniciaram um levantamento técnico para verificar a possibilidade de prospectar petróleo e gás no município. A empresa foi contratada pela ANP para realizar estudo geológicos em todo o Estado de Mato Grosso do Sul.

Na década 1960, a Petrobras perfurou às margens do Córrego do Palmito, um poço profundo visando achar petróleo em Três Lagoas. O poço foi aproveitado para abastecer a população com água distribuída pela Sanesul. 

fonte: JPNEWS

loading...