Possibilidade de atendimento do Ecoponto de Três Lagoas ao município de Selvíria

Novas parcerias são visadas entre municípios de Selvíria e Três Lagoas

Possibilidade de atendimento do Ecoponto de Três Lagoas ao município de Selvíria fica em destaque em reunião

Em visita às secretarias municipais de Meio Ambiente e Agronegócio e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, da Prefeitura Municipal de Três Lagoas, realizada na última segunda-feira (08), Alessandro Pereira Bonifácio (responsável na ocasião pela pasta de Indústria e Comércio), o vereador José Cecílio da Silva Filho e o consultor técnico de meio ambiente, Valtinez Barbosa Santiago, buscaram por fazer parcerias entre os dois municípios, uma delas seria incluir o município de Selvíria no projeto Ecoponto. 
O Ecoponto foi implantado no município de Três Lagoas em 2007, e o principal objetivo do projeto é desenvolver ações para o descarte consciente de pneus inutilizáveis, ajudando a proteger o meio ambiente, evitando também a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, pois os pneus acabam servindo como criadouros, quando dispostos incorretamente. Desde então foram quase 20 mil toneladas de pneus reciclados (cerca de 160 toneladas por mês), ação feita em parceria com a Associação Reciclanip – encarregada de retirar esses materiais e leva-los ao destino correto.
O responsável pela pasta de Meio Ambiente e Agronegócio, da Prefeitura Municipal de Três Lagoas, Celso Yamaguti, se demonstrou disposto a iniciar parceria com o município de Selvíria, onde há atualmente a demanda de cerca de 200 pneus inservíveis sendo acumulados mensalmente, necessitando de destinação e descarte corretos. 
Uma reunião entre os dois prefeitos das cidades, Angelo Chaves Guerreiro (Três Lagoas) e José Fernando Barbosa (Selvíria), já está sendo programada, para tratarem desse, entre outros assuntos de importância a ambos os municípios. Também está sendo programada pelas Secretarias municipais de Saúde e de Meio Ambiente e Turismo, uma palestra com donos de empresas de borracharias, oficinas de moto e carro e de bicicletarias, a fim de orienta-los quanto ao acondicionamento e descarte dos pneus que não serão mais utilizados, com base na lei da pneumática (Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981, regulamentada pelo Decreto no 99.274, de 6 de junho de 1990).
Cumprindo a agenda do dia, os servidores também estiveram com o secretário Antônio Luiz Empke, responsável pela pasta de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, onde foram tratados assuntos sobre mecanismos para integração e desenvolvimentos econômico dos dois municípios. O secretário Antônio Luiz, se demonstrou também bastante receptivo, e positivo para parcerias com Selvíria.

fonte: Assessoria de Comunicação

loading...