Presos são punidos após fazerem transmissão ao vivo no Facebook

Os internos foram identificados e encaminhados para cela disciplinar

Dois presos foram punidos pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) depois de transmitirem imagens ao vivo do interior de cela de presídio nas redes sociais. Os suspeitos, identificados apenas como Rafael e Flávio, cumprem pena no Instituto Penal, no Jardim Noroeste, em Campo Grande e, posteriormente, foram levados para cela disciplinar.

Nas imagens divulgadas no Facebook, os presos usam aparelho celular, com acesso à internet, para realizar filmagem. Enquanto conversam, eles usam drogas. Conforme a assessoria de imprensa da Agepen, vistoria minuciosa foi realizado na cela dos suspeitos depois que o vídeo chegou ao conhecimento da agência.

“Os dois citados e outros detentos identificados foram colocados em cela disciplinar e foi aberto um Procedimento Administrativo Disciplinar (Padic) para a apurar a falta, o que poderá ocasionar em pelo menos mais um ano de atraso no tempo em que teria direito à progressão ao regime semiaberto”.

Desta forma, os dois internos poderão ficar mais um ano em regime fechado por contra da infração. A Agepen relatou que rotineiramente são realizadas revistas e operações pente-fino dentro das celas para coibir o uso de aparelhos celulares.

“Os esconderijos são em esgotos, vasos sanitários, dentro de colchões entre outros. Muitos flagrantes são feitos com visitantes, que utilizam das mais variadas estratégias para tentar burlar a segurança, seja em meio a alimentos, pertences ou mesmo introduzidas no próprio corpo”, relatou Agepen em nota.

APREENSÕES

De janeiro a outubro de 2017, foram apreendidos 789 aparelhos celulares com visitantes e recolhidos dentros dos pavilhões no Complexo Penitenciário de Campo Grande, que abrange quatro unidades de regime fechado masculino.

Fonte: Correio do Estado

loading...