Projeto de Escola Estadual recebe incentivos da Prefeitura de Três Lagoas

O projeto consiste em criar uma horta orgânica com a utilização de pneus na formação de canteiros

O secretário municipal de Meio Ambiente e Agronegócio, Celso Yamaguti, acompanhado de sua equipe técnica, visitou nesta semana um projeto da Escola Estadual “Fernando Corrêa” que visa reaproveitar pneus automotivos para fazer uma horta para a escola, sendo que dos pneus utilizados, 200 foram doados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) e a terra para plantio, pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA).

Tendo a iniciativa do professor de ciências e biologia, Kairo Ribeiro, a ideia é criar uma horta que também possa ser utilizada como laboratório, pois permitirá ensinar de forma prática aos alunos o cultivo de diversas culturas em diferentes solos. Além disso, o projeto utiliza esterco de capivara como adubo, também doado pela SEMEA de coletas que estão sendo feitas na Lagoa Maior com esse objetivo.

Segundo Celso, um dos objetivos da visita é entender melhor o projeto e começar a traçar uma parceria com o professor para que essa ideia seja levada para os espaços públicos, haja vista que o Kairo também consegue transformar pneus em obras de arte, dando-lhes forma de diversos animais.

“Podemos juntar o ecológico com o decorativo, pois seria uma forma interessante de deixar a cidade mais atrativa aos olhos. Porém, tudo ainda está sendo estudado com calma, pois temos que verificar a viabilidade dessa parceria e como ela ocorrerá”, explica Celso.

Somente na horta da escola, foram utilizados 240 pneus, sendo 200 provenientes do Eco Ponto da SEMEA e outros 40 de doações colhidas pela própria unidade. “Outras escolas, inclusive da Rede Municipal de Ensino, já utilizam pneus como forma decorativa, porém essa é a primeira vez em que são reaproveitados para fazer uma horta e isso é bem interessante”, enfatiza a gestora ambiental da SEMEA, Maysa Rocha. 

Para o aluno Elias Moreira, 15 anos, que mesmo de férias estava na escola ajudando na montagem da horta, “essa é uma forma interessante de reaproveitar pneus que seriam descartados na natureza, por exemplo, pois além de fazer uma ação ecológica aprendemos na prática a cultivar diversos produtos e com isso, utilizá-los na própria escola futuramente”, ressalta.

Conforme Kairo, a ideia do projeto é criar um laboratório de germinação. “Por hora estamos nos concentrando em montar a horta e, mais para frente, ampliar essa ação e criar esse laboratório, permitindo assim que os alunos participem de todo o processo de produção, desde o plantio da semente, germinação e a formação de mudas que serão levadas para a horta”, afirma.

ECOPONTO

Para quem quiser utilizar pneus do Eco Ponto da SEMEA sem fins lucrativos, deve entrar em contato pelo telefone (67) 3929-1249 ou ir até a sede da Secretaria que fica localizada à Avenida Capitão Olinto Mancini, 2642 – Colinos (Prédio do ERPE).

loading...