Saúde promove capacitação de técnicas de primeiros socorros

Participaram enfermeiras das Unidades de ESF e de EACS da Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, por meio do Departamento de Saúde Coletiva, promoveu capacitação de Noções Básicas de Primeiros Socorros, no período da manhã desta segunda-feira (7).

A capacitação esteve a cargo do coordenador geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), fisioterapeuta André Dourado, e aconteceu em uma das salas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social e Educacional (CRASE) “Coração de Mãe”.

Participaram da capacitação as enfermeiras das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e das unidades de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS), segundo informou a diretora de Saúde Coletiva, Carolina Ramalho Masuko.

“Esta capacitação, como todas as demais que a Secretaria Municipal de Saúde tem promovido, é com o intuito de melhorar a qualidade de atendimento à populaçãoe preparar as equipes para prestar atendimentos nos casos de urgência e emergência”, ressaltou a diretora de Saúde.

Entre os assuntos abordados nessa capacitação, foi destacada a importância das técnicas adequadas de atendimento e reanimação de pacientes (crianças e adultos) com parada cardio-respiratória.

Os participantes tiveram também a oportunidade de aumentar os conhecimentos de manobras de liberação de vias aéreas em crianças, quando em situações em que elas se engasgam com algum objeto ou comida.

Por último, as enfermeiras receberam orientações de como proceder no atendimento de pacientes em crises convulsivas.

loading...