Saúde promove capacitação sobre o calendário vacinal

Objetivo é orientar Agentes Comunitários de Saúde e Enfermeiros das unidades de Atenção Básica para acompanhamento e controle das vacinas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio do Departamento de Saúde Coletiva, vai promover um dia de capacitação dos profissionais da Saúde sobre o Calendário Vacinal, proposto pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, na sexta-feira (10), no recinto do Plenário da Câmara Municipal.

A capacitação é destinada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Enfermeiros e Enfermeiras das Unidades de Atenção Básica, ou seja, das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) e Unidade Básica de Saúde (UBS).

A capacitação, a ser ministrada pela coordenadora do Setor de Imunização da SMS, enfermeira Humberta Azambuja, será no período da manhã, a partir das 7h30, para os servidores e servidoras das seguintes unidades: ESF Jupiá, ESF Vila Piloto, EACS Vila Alegre, ESF Paranapungá, EACS Vila Nova e ESF Santo André.

No período da tarde, a partir das 13h, estarão participando da mesma capacitação os servidores e servidoras das unidades: ESF Interlagos, EACS Euridice Chagas Cruz (Vila Nova), ESF Maristela, ESF Vila Haro, EACS São Carlos, ESF Santa Rita e UBS Arapuá.

Os profissionais da Saúde receberão orientações básicas sobre a aplicação, controle das cadernetas e datas das vacinas, seguindo as especificações do PNI para crianças, adolescentes, adultos e gestantes.

O Calendário Vacinal é composto por 19 vacinas, disponíveis gratuitamente nas unidades de Saúde, seguindo um calendário específico. Para as crianças são 14 vacinas; para os adolescentes são seis; para as pessoas adultas são quatro; e para as gestantes são três vacinas

loading...