Saúde recebe orientações sobre a nova Política Nacional de Atenção Básica

Técnico do Ministério da Saúde e representante da Secretaria Estadual de Saúde reuniram-se com coordenadoras das unidades de atenção básica

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Saúde Coletiva, recebeu a visita do técnico e apoiador institucional do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde para os estados de Mato Grosso do Sul (MS) e Rio Grande do Sul (RS),Webster Pereira, na manhã desta quarta-feira (1º).

O técnico do Ministério da Saúde estava acompanhado da coordenadora estadual de Atenção Básica de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Gabriela Crispi, e foi recebido em Três Lagoas pela diretora de Saúde Coletiva da SMS, Carolina Ramalho Masuko.

Após conhecer a estrutura física e equipes de duas Unidades de Atenção Básica de Saúde, o técnico do Ministério da Saúde esteve no auditório do Centro de Referência Assistencial e Educacional – CRASE Coração de Mãe, onde se reuniu com as coordenadoras, enfermeiras e enfermeiros das Unidades de Atenção Básica de Saúde.

“Antes de mais nada, nossa intenção é conhecer de perto os desafios locais, porque a cabeça pensa melhor onde os pés pisam”, disse Webster.

O objetivo da visita a Três Lagoas foi orientar as coordenadoras das Unidades de Saúde sobre novos conceitos da Atenção Básica para a Saúde no Brasil, com o processo de implantação da nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

A atualização se faz necessária porque, desde 21 de setembro deste ano foram revogadas as normas da Portaria de 2011e publicada nova Portaria  sobre a PNAB.

Por mais de dois anos, a proposta de atualização da PNAB foi assunto principal de conferências, reuniões e seminários de profissionais, pesquisadores, gestores, associações e Conselhos de Saúde de todo o Brasil.

Em resumo, como explicou Webster, a ideia é melhorar a assistência na Atenção Básica, que já soluciona 80% dos casos em que atua. A medida beneficia 1.787 municípios e representa cobertura de mais de 22 milhões de pessoas na atenção básica de saúde.

loading...