Secretaria de Saúde presta serviços à comunidade por meio de ESF

Gestantes ganharam ensaio fotográfico em estúdio profissional.

Buscando a humanização em todos setores, a Administração Municipal vem tentando aproximar cada vez mais a população dos órgãos e serviços públicos. Um forte exemplo disso acontece nas ESF (Estratégia de Saúde Familiar), onde diversas atividades sociais acontecem frequentemente em meio a comunidade.

O “Bebê a Bordo” é um programa presente e executado na unidade ESF do Interlagos. Por meio dele, atualmente, oito gestantes recebem aulas de pilates, participam de oficinas e se reúnem para compartilhar experiências da maternidade.

“Esse trabalho é muito importante, pois promove o vínculo afetivo entre mãe e filho, bem como os laços entre a família e a Unidade de Saúde. Além de incentivar a adesão no acompanhamento pré-natal”, explicou Fabrícia Zuque, coordenadora do ESF Interlagos.

Entre as atividades, uma em especial aqueceu o coração das futuras mães. Um ensaio fotográfico foi oferecido gratuitamente a todas. O fotógrafo profissional Renato Garcia cedeu o seu trabalho e estúdio para a realização do sonho dessas mulheres.

O programa conta com apoio da Secretaria de Assistência Social, por meio do Cras, da Pastoral da Criança, além da contribuição oferecida pelos estagiários da Aems e Ufms. “É uma ação conjunta, contamos com apoio de pessoas que, de forma voluntária, estão prontas a servir as outras.”, concluiu a coordenadora, que fez questão de agradecer o apoio da enfermeira Daniele Batista, das adolescentes Vanessa e Graziela, a fisioterapeuta Adriana, a costureira Maria e consultora de beleza Ana Paula. Todas essas foram integrantes voluntarias.                      

CURSOS

Além do trabalho com as gestantes, os ESF frenteiam cursos de capacitação e para proporcionar renda extra para as famílias atendidas. O último deles foi o Curso de Chocolate em Confeitaria e Chocolate Para a Páscoa que começou no último sábado (18) e terá outra turma no próximo dia 3 de março.  A capacitação alcançará 21 mulheres nos dois dias.

Ensaio Gestantes - 17-02-2017 (18)

loading...