Sem aumento no repasse, Santa Casa de Campo Grande propõe fechamento do Pronto-Socorro

Reunião marcada para hoje irá discutir o repasse feito pela prefeitura ao hospital

Em meio ao impasse relativo ao recebimento de recursos da Prefeitura de Campo Grande, a Santa Casa considera o fechamento definitivo do Pronto-Socorro (PS). Esta é uma das cinco propostas – todas recusadas – feitas pelo maior hospital de Mato Grosso do Sul à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Hoje, a Santa Casa tem reunião marcada com o município para discutir o assunto. O hospital reivindica aumento do repasse mensal de R$ 4,6 milhões para R$ 7 milhões, reajuste que, para a prefeitura, é injustificável. 

A negociação para formalizar a contratualização entre município e hospital já dura meses e até agora não tem desfecho. Na semana passada durante reunião entre Sesau e Santa Casa, cinco propostas foram apresentadas e todas rejeitadas. O hospital ofereceu propostas para manter e encerrar o atendimento no PS, diminuir o repasse e consequentemente o atendimento de maneira geral, manter o repasse atual e diminuir os serviços prestados, e ainda a proposta do aumento de repasse.

PACIENTES

O problema é sentido diretamente pelos pacientes. A dona de casa Teresina Aparecida Dantas, 53 anos, está desde maio do ano passado tentando fazer uma histerectomia (cirurgia para remover o útero ou parte dele). “Tenho um mioma, muita hemorragia. Já perdi até proposta de emprego por causa disso. Agendaram minha cirurgia na Santa Casa no dia 16 de fevereiro, mas desmarcaram um dia antes alegando que não tinha material”.

fonte: Correio do Estado

loading...