Três Lagoas participa do Programa de Classificação da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT), entregou nesta segunda-feira (20), toda a documentação do Programa de Classificação da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FUNDTUR).

O objetivo do programa é levantar informações dos municípios do estado permitindo a FUNDTUR efetuar a avaliação e classificação da infraestrutura turística disponível em cada município do estado.

Dados como governança, gestão pública e infraestrutura turística estão entre os dados coletados. Após a inserção dos mesmos no sistema virtual da Fundação de Turismo, é realizada a verificação e autenticidade dos documentos gerando uma pontuação e classificação de cada cidade participante.

Para a Diretora de Turismo, Tatiana Giacheta, “a metodologia implantada pelo Ministério do Turismo, em parceria com os Governos Estaduais e Municipais, tem como objetivo atualizar e diagnosticar os potenciais turísticos de um local visando o fomento e desenvolvimento do mesmo por meio de investimentos em projetos, cursos de qualificação, realização de eventos e promoção turística em feiras e congressos”, explica. 

A responsável pelo levantamento desses dados em Três Lagoas, a turismóloga, Thaís Arsioli Moura, participou no último dia 09 de um treinamento na Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul para operar o sistema. Ela explica que “a participação de Três Lagoas neste programa é de fundamental importância para inserir a cidade no cenário turístico do Estado”.

Thais Arsioli ressalta ainda que em “2014 Três Lagoas alcançou a categoria “Frutificar”, com a coleta desses dados, nossa missão é alcançar a pontuação máxima e receber todos os benefícios da categoria “Colher” impulsionando ainda mais o turismo e motivando a iniciativa pública e privada a investir cada vez mais nessa atividade”, finaliza a turismóloga.

Categorias

Os municípios serão classificados de acordo com a pontuação atingida nas seguintes categorias:

Semear – Nesta fase, um pequeno número de visitantes é atraído ao destino por conta de seus patrimônios natural e/ou histórico-cultural. A oferta turística, bem como a gestão da atividade, não estão ainda estruturadas, existem poucos equipamentos e a comunidade ainda não se envolve no turismo. As ações que devem ser empreendidas são no sentido de estimular o planejamento e organização para o desenvolvimento da atividade turística no município. O foco das ações é o planejamento e organização da infraestrutura básica, turística e sensibilização da comunidade local.

Nascer – Já nesta fase o destino é procurado por um crescente número de turistas e a oferta começa a se estruturar para atendê-los. Neste momento é importante que o destino busque se estruturar segundo sua vocação, invista em qualificação da oferta e mão de obra, consolide a gestão descentralizada e se integre nas ações da região turística buscando conhecer e tirar lições dos outros destinos mais consolidados. A estruturação segundo a vocação do destino, qualificação e melhoria da infraestrutura turística é o foco da ação.

Frutificar – A atividade turística já figura esta fase como uma das atividades econômicas do destino. Já existem processos de gestão e a preocupação com o aumento e qualificação da oferta. Roteiros são organizados de acordo com o perfil da demanda visando uma melhor experiência, bem como, os equipamentos turísticos e de apoio ao turismo se profissionalizam e buscam inovação. As ações de promoção e divulgação passam a ser mais frequentes. Foco para a organização de roteiros, produtos turísticos e promoção.

Colher – O destino já tem nesta fase a base no turismo, sendo uma de suas principais atividades econômicas. Atingiu números significativos de turistas, possui uma oferta de equipamentos especializada e a gestão pública trabalha em conjunto com o trade nos ambientes colegiados em busca de garantir o sucesso da atividade no destino. Manutenção, promoção e comercialização e inovação são o foco das ações.

loading...