Apesar de ainda estar baixa, Três Lagoas sobe 11,93% na imunização após liberação da vacina contra gripe
Desde 13 de maio, a vacina contra a Influenza/Gripe foi liberada para todas as pessoas com ou mais de 6 meses de idade, em Três Lagoas. De acordo com dados da Central de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Prefeitura de Três Lagoas, a cobertura vacinal aumentou 11,93% entre o público-alvo da Campanha Nacional.
Atualmente, o município registra 42,87% de cobertura vacinal nesse grupo, que inclui idosos (45,56%), gestantes (37,01%) e crianças de 6 meses a 6 anos (39,19%), totalizando 13.104 doses aplicadas. No entanto, mesmo com esse crescimento, o número ainda está abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de, no mínimo, 90%.
Até o Dia D da campanha, realizado em 10 de maio, antes da ampliação da vacinação para todos os públicos, Três Lagoas registrava 30,94% de cobertura, com 9.813 doses aplicadas: 34,02% entre os idosos, 23,91% entre as gestantes e 34,90% entre as crianças.
O imunizante está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade e em ações promovidas pela SMS, como o ponto de vacinação na Feira Turística Central e a busca ativa em escolas municipais, estaduais e particulares.
Segundo a coordenadora da Central de Imunização, Humberta Azambuja, um dos fatores que explicam o aumento na taxa de cobertura após a liberação para o público em geral é o incentivo familiar: “A liberação da vacina impactou positivamente na cobertura, pois acaba virando um programa familiar, em que uma pessoa leva a outra — muitas vezes, alguém pertencente ao grupo prioritário.”
VACINAÇÃO NA FEIRA CENTRAL
Uma das ações promovidas pela SMS é o ponto de vacinação na Feira Central. Somente no sábado, 24 de maio, foram imunizadas 442 pessoas durante o período da manhã, em uma edição especial da campanha.
