Assistência Social, Saúde e Polícia Militar alinham esforços para fortalecer acolhimento a pessoas em situação de rua
Em uma iniciativa que reforça o compromisso com a dignidade e o bem-estar social, a Prefeitura de Três Lagoas, se reuniu com o 2º Batalhão de Polícia Militar do Mato Grosso do Sul (2ºBPMMS), no dia 15 de abril, para debater e alinhar ações conjuntas voltadas ao acolhimento e à proteção de pessoas em situação de rua no município.
O encontro, realizado no gabinete do prefeito Cassiano Maia, contou com a participação de representantes das Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Assistência Social (SMAS) e Governo e Políticas Públicas (SEGOV), além da presença do Major Moreira, Capitão Flávio e Tenente Pedro, representando o 2ºBPMMS.
Durante a reunião, foram discutidas estratégias e linhas de ação a serem inseridas em um programa municipal que garanta dignidade e suporte contínuo à população em situação de vulnerabilidade. O foco está na ampliação das abordagens sociais e no fortalecimento da rede de proteção social.
A coordenadora do Consultório na Rua da SMS, Andreia Lima apresentou o funcionamento do atendimento realizado pelo programa em Três Lagoas, que oferece atenção em saúde diretamente nas ruas, promovendo acesso a serviços essenciais. A equipe da SMAS também destacou a atuação do serviço de Acolhimento POP e Centro POP as demandas enfrentadas no dia a dia.
A Polícia Militar, por sua vez, trouxe dados estatísticos referentes à situação das pessoas em situação de rua no Estado, além de propor ações que possam ser adotadas em parceria com o município para ampliar o alcance das políticas públicas sociais.
Para o prefeito Cassiano Maia, a reunião foi fundamental para compreender de forma mais ampla o fluxo de atendimento já existente e os desafios enfrentados. “Agora cabe a nós alinhar estratégias e estruturar os dispositivos envolvidos nesse atendimento, com o objetivo de receber, tratar e reinserir essas pessoas na sociedade. Vamos fortalecer, com os setores envolvidos, as políticas públicas e o serviço prestado a essa população vulnerável”, afirmou.
Uma nova reunião foi alinhada com os participantes e demais departamentos envolvidos na ampliação das políticas sociais, com o objetivo de dar continuidade às tratativas e garantir uma resposta efetiva e humanizada à demanda.
