Castramóvel já se encontra no pátio da Escola Professora “Eufrosina Pinto”
Junto com a castração de cães e gatos, equipe do CCZ também orienta sobre posse responsável e prevenção de doenças, distribui vermífugos e aplica vacina antirrábica
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), informa à população que o Castramóvel, trailer de atenção à saúde animal, já se encontra devidamente estacionado no pátio da Escola Municipal Professora “Eufrosina Pinto”, no Bairro Santos Dumont II, desde a manhã desta terça-feira (11).
A mudança da unidade móvel do CCZ para essa escola da Rede Municipal de Ensino (REME) atende à procura por atendimento desse serviço, voltado para a saúde de cães e gatos dos moradores desse Bairro e adjacências como, Vila Zuque, São João, Guanabara e Jardim Brasília, entre outros.
Além dos procedimentos de castração de cães e gatos machos, a equipe do CCZ, responsável pelo Castramóvel e coordenada pelo médico veterinário Everton Ottoni, vem também orientando os donos de animais de estimação quanto à importância “da posse responsável”, distribuição de vermífugos, quando necessários, e também a aplicação de vacina antirrábica, se o cão ou gato não tiverem sido ainda imunizados em 2018.
Quanto à castração de cães e gatos, “é necessário que o dono do animal faça o pré-agendamento desse procedimento. Isso é importante para que sejam observados os devidos protocolos e o proprietário ou responsável do animal adote determinados cuidados, antes e após os procedimentos cirúrgicos da castração”, orientou Ottoni.
VACINAÇÃO
O Departamento de Vigilância em Saúde e Saneamento da SMS, por meio da equipe do CCZ, promoveu mais um dia de vacinação antirrábica de cães e gatos, no sábado (08), no estacionamento do Centro de Especialidades Médicas – CEM, no Bairro Santos Dumont.
Em mais essa oportunidade de imunização de animais de estimação, a equipe do CCZ vacinou 41 cães e 14 gatos e, na oportunidade, os respectivos donos também receberam orientações sobre a importância da “posse responsável de animais”.