CEI de Três Lagoas cria “quintal” para alunos aprenderem brincando
O Centro de Educação Infantil (CEI) Professora “Andréa Martinez Tabanez” deu início ao Projeto “Minha escola, meu espaço” com o tema de Manoel de Barros: “Meu quintal é maior que o mundo, a criança, natureza e a sociedade”. A professora Lucineide da Silva Santos criou uma extensão dentro do próprio CEI com uma área para diversão e aprendizado.
O projeto teve início na última sexta-feira (31), com alunos de duas turmas, mas o espaço será utilizado por todas as turmas do CEI.
“A proposta surgiu a partir do momento que os pais disseram que as crianças brincavam muito pouco fora de casa, porque não tem quintal. Então como eles passam o dia aqui, eu decidi fazer esse espaço para ressaltar a importância do brincar no desenvolvimento da criança”, disse a professora.
O local foi criado a partir de ideais vindas de três poesias de Manoel de Barros, com todo o trabalho de pintura, decoração do espaço, histórias contadas e musicalizadas. “O projeto se estenderá e também trabalharemos outros temas durante o ano”, explicou Lucineide.
A diretora da unidade, Rosita Alves Rodrigues, afirmou que está imensamente feliz com a iniciativa da professora Lucineide.
“Nós acompanhamos todas as fases desse projeto, a construção a releitura, a dramatização. Aqui dentro eles vão viver as fantasias, vão brincar e aproveitar da melhor forma o nosso espaço”.
O CEI ainda apresentará um novo projeto que está sendo desenvolvido com as crianças do berçário durante todo o mês e terá a finalização nos próximos dias, afirmou a diretora Rosita.