Com inscrições abertas, Três Lagoas aplica ‘provão’ para quem não concluiu estudos
Isento de taxa de inscrição, prova ocorre no dia 22 de outubro
Está aberto o período de inscrições para a prova Encceja, que certifica aqueles que não puderam, por algum motivo, concluir os estudos de Ensino Fundamental e Médio na idade apropriada têm, agora, a chance de conquistar o certificado e ingressar em uma faculdade. As inscrições seguem até o dia 18 de agosto e não tem nenhum custo. Interessados podem realizar a inscrição neste link.
O exame pode ser realizado para solicitar a certificação no nível de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A prova é destinada ao público com no mínimo 15 (quinze) anos completos na data da prova para o Ensino Fundamental. Já para o Ensino Médio, os interessados podem solicitar a certificação desde que tenham no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da prova.
Isso por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) que é uma prova elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) gratuita e de participação voluntária ofertado aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior.
O exame será aplicado no dia oito de outubro em todo o país; em Mato Grosso do Sul, dos 79 municípios, 21 aplicarão a prova, incluindo Três Lagoas, no dia 22 de outubro.
Até o ano passado, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) era usado como forma de conseguir o diploma da educação básica – o candidato com pelo menos 18 anos que tirasse no mínimo 450 pontos nas provas objetivas e 500 pontos na redação conseguia obter o certificado. Desde a mudança no exame, anunciada no início desse ano, ele perdeu essa função.
Certificação e Declaração de Proficiência do Encceja
a) Para o Ensino Fundamental:
Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação;
Matemática;
Historia e Geografia;
Ciências Naturais.
b) Para o Ensino Médio (apenas para os brasileiros residentes no exterior
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
Matemática e suas Tecnologias;
Ciências Humanas e suas Tecnologias;
Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
As áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s).
A emissão dos Documentos Certificadores (Certificado e Declaração de Proficiência) é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação que firmaram com o Inep o Termo de Adesão ao Encceja Nacional, disponível no Anexo do Edital do Exame.
O participante poderá solicitar o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do Encceja, do Encceja Exterior e do Enem, desde que estejam dentro dos critérios estabelecidos nos Editais.
fonte: JPNEWS