Em Brasília, Tamiko discute estratégias como membro dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas

A prefeita Tamiko Inoue cumpriu extensa agenda como membro da Associação dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagadas (AMUSUH), nesta terça (14) e quarta-feira (15), em Brasília.

Na última semana Tamiko inseriu Andradina na entidade que vem atuando há mais de 22 anos em defesa dos 175 municípios sede de usinas hidroelétricas no território nacional.  Além disso, a associação aborda os municípios alagados pelas barragens, totalizando 727 cidades.

Nesta terça, Tamiko participou da Assembleia Geral para eleição da nova Diretoria e os conselhos Fiscal e Legislativo da AMUSUH, onde foi eleito o novo presidente, o prefeito de Abdon Batista (SC), Lucimar Salmória.

Já na manhã desta quarta, a prefeita cumpriu agenda com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, debatendo assuntos importantes como a implantação, de sistemas piscicultura nos municípios que tem área alagada.

Também participaram o secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Dayvson Franklin de Souza  e o secretário de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo do Mapa, José Rodrigues Pinheiro Dória, além de mais 20 prefeitos de todo o país.

No período da tarde, Tamiko se reuniu com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, que também já foi ministro do Mapa, que demonstrou ser solidário aos municípios sede de UHE (Usina Hidrelétrica) na luta pelos seus diretos. Ele pretende trabalhar com Ministério da Agricultura em projetos que busquem tornar produtivos os lagos das usinas, principalmente com o manejo da piscicultura.

E no final do dia, a reunião foi com o ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho, que também declarou total apoio aos municípios sede de UHE e irá fazer gestão com o presidente Michel Temer para aprovação da PL 163, que trata do valor adicionado dos municípios no imposto da energia elétrica.

“Foram encontros importantes para agregação de valores, que não estejam ligados somente à geração de energia elétrica, mas também a economia e turismo”, destacou Tamiko ressaltando que é fundamental a utilização de todos os recursos para o crescimento socioeconômico do município lembrando que Andradina além de ser sede da UHE de Três Irmãos, também tem área alagada.

Acompanharam também os debates, o secretário de Fazenda, Planejamento e Gestão, Fernando Henrique Ramos, o secretário de Negócios Jurídicos, Leonardo de Freitas, e as assessoras Keila Viana e Ana  Paris.

loading...