Fibria quer se unir à Arauco na Eldorado
Proposta para se tornar sócia de chilena está em análise pelos acionistas da maior companhia de celulose do mundo, segundo fontes
A Fibria, maior companhia de celulose do mundo, planeja firmar sociedade com a chilena Arauco na compra da Eldorado Brasil, que pertence à J&F, holding dos irmãos Batista.
Segundo apurou o Jornal o Estado, a companhia chilena assinou acordo de confidencialidade no último dia 16 com a empresa de celulose dos donos da Friboi para possível compra e é apontada como favorita para ficar com o negócio.
Conforme o Estado de São Paulo, contudo, a Eldorado faz mais sentido à Fibria, que tem o grupo Votorantim e o braço de participações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDESPar, como principais acionistas.
A chilena Arauco não tem uma participação relevante no mercado brasileiro de papel e celulose – a compra da Eldorado seria a porta de entrada da companhia no País.
O fato de a Arauco e a Fibria terem acionistas em negócios estratégicos abre espaço para uma possível sociedade entre as duas companhias, segundo uma outra fonte. A Arauco contratou o banco Santander para assessorá-lo na operação. A Fibria tem com o assessor o banco Morgan Stanley. Procurada, a Fibria não comenta o assunto. A Arauco não retornou os pedidos de entrevista do Estado de São Paulo.
fonte: Hoje Mais