INPE instalará sensor de monitoramento de raios em parceria com a Prefeitura de Três Lagoas
O equipamento permitirá prevenir incidentes e acidentes com descargas elétricas
O prefeito Angelo Guerreiro, acompanhado de secretários municipais, recebeu em seu gabinete representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para tratar da instalação de um sensor de monitoramento de raios no município.
De acordo com o pesquisador do INPE Kleber Pinheiro Naccarato, Três Lagoas está posicionada em um local geograficamente estratégico para monitoramento dos raios. “A região de Três Lagoas é a que recebe maior número de descargas elétricas no Brasil. O monitoramento a partir do Município permitirá maior precisão em aplicativos de monitoramentos climáticos”.
A parceria entre a Prefeitura de Três Lagoas e o INPE, consiste na cessão de espaço físico para instalação do equipamento, bem como fornecimento de ponto de energia e sinal de internet.
Ainda segundo o pesquisador, o monitoramento é importante para prevenção de incidentes e acidentes. “Esse controle é favorável para a segurança na aviação, nas telecomunicações e cuidados com equipamentos eletrônicos”, explicou Kleber.
O prefeito Angelo Guerreiro se mostrou favorável ao avanço tecnológico que proporcionará benefícios à Três Lagoas. “Esse trabalho é bem-vindo em Três Lagoas e nos ajudará a prevenir acidentes como o que aconteceu na Cidade, ainda esse ano, quando descargas elétricas queimaram 14 semáforos”.
Um aplicativo de celular está sendo desenvolvido pelo INPE e contará com as informações geradas em Três Lagoas por meio do sensor. Além do futuro “app”, atualmente o “Weatherbug” conta com dados de sensores semelhantes ao que será instalado no Município.
“Por ser um aplicativo em inglês, os brasileiros têm certa dificuldade para acessar os dados. Além da disposição de informações referentes à queda de raios, os aplicativos fornecem, em tempo real, informações precisas de meteorologia”, comenta Naccarato.
A reunião contou, ainda, com o engenheiro do INPE, Luis Henrique Pedroso Alonso e os secretários municipais Gilmar Tabone, Secretaria Municipal de Administração (SEAD); Cassiano Maia, Secretaria Municipal de Finanças, Receita e Controle (SEFIRC); Daynler Leonel, Secretaria Municipal de Governo e Política Públicas (SEGOV); e José Pereira, Secretaria Municipal Geral.