Maria Fumaça será restaurada depois de 40 anos de abandono em pátio da NOB
Uma das maiores marcas da história de Três Lagoas está recebendo um cuidado especial, como forma de preservação e resgate cultural. A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) está restaurando a Maria Fumaça, que ficará pronta para o aniversário de 105 anos de Três Lagoas.
“É gratificante estar em uma gestão que se preocupa com a identidade histórica de uma Cidade. Três Lagoas nunca teve essa preocupação, mas o prefeito Angelo Guerreiro se empenha manter a história e nos dá a oportunidade de cuidar de elementos tão importantes como a Maria Fumaça”, afirmou Rodrigo Fernandes, diretor de Cultura.
A Maria Fumaça está sendo restaurada no próprio pátio da N.O.B, onde está parada já há 40 anos e teve peças roubadas, “As pessoas roubam esse ferro até mesmo pra fazer churrasqueira”, comentou Rodrigo. “Agora estamos cuidando dessa peça histórica e de grande importância para os três-lagoenses”, completou.
A obra está sendo realizada pela Bergamo Construtora LTDA, com o auxílio de José Jorge Godoi, especialista em restauro de máquinas a vapor.
O prazo para a entrega é até junho de 2020, para a comemoração do aniversário da Cidade. “Queremos que a Maria Fumaça fique na Praça Ramez Tebet, para ser acessível à população que quiser estar perto e conhecer mais sobre como a nossa Cidade surgiu. Tudo foi entorno da ferrovia, então vamos resgatar isso nas pessoas”, concluiu o diretor.