Qualidade da água de Três Lagoas está entre as 10 melhores do Brasil
O reconhecimento consta no convite oficial para o Sisagua municipal participar do Fórum Mundial da Água em Brasília
A qualidade da água de consumo, distribuída à população de Três Lagoas pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), está entre as 10 melhores do Brasil.
O reconhecimento consta no convite oficial, formulado pela equipe organizadora do Fórum Mundial da Água e recentemente encaminhado à coordenação do Setor de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas.
Esse setor do Departamento de Vigilância em Saúde e Saneamento da SMS é responsável pelo Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), instrumento do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para consumo Humano (Vigiagua) do Ministério da Saúde.
“Fomos convidados a participar do Fórum Mundial da Água, porque estamos entre as 10 melhores cidades do Brasil. Isso quer dizer que, nossas metas foram avaliadas como muito satisfatórias pelo Ministério da Saúde e pelos organizadores do Fórum Mundial da Água”, comentou a coordenadora do Setor de Vigilância em Saúde Ambiental, bióloga Gisleine Tabox Saiar.
Ela explicou que essa avaliação, que colocou a qualidade da água de Três Lagoas entre as 10 melhores dos 5.570 municípios do Brasil, é baseada também nos resultados das análises diárias da água que é servida à população.
“Nós monitoramos diariamente a água que é distribuída à população de Três Lagoas. Anualmente, atingimos a meta de 670 análises da água”, informou a bióloga.
Segundo avalia a responsável pelo Sisagua da SMS e confirmada pelo Ministério da Saúde, “pelos parâmetros das análises microbiológicas e físico-químicas da água, que é distribuída à população, a partir dos cavaletes, a qualidade vem sendo avaliada como muito satisfatória”, ressaltou Gisleine.
FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA
Criado em 1996 e repetido a cada três anos, pelo Conselho Mundial da Água, com o apoio da Assembleia das Nações Unidas (ONU), o Fórum Mundial da Água foi idealizado para estabelecer uma discussão global sobre compromissos políticos acerca dos recursos hídricos.
O evento no Brasil será no período de 18 a 23 de março, em Brasília, e terá como tema central “o compartilhamento da água”, coincidindo com as comemorações alusivas ao Dia Mundial da Água (23 de março).
Desde que foi criado, o Fórum Mundial da Água já foi realizado em: Daegu, na Coreia do Sul (2015); Marselha, na França (2012); Istambul, na Turquia (2009); Cidade do México, no México (2006); Kyoto, no Japão (2003); Haia, na Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).