Secretaria de Saúde de Selvíria é contemplada com ação do Governo Federal com caminhonete para reforçar o combate ao mosquito Aedes Aegypti

O prefeito de Selvíria, José Fernando Barbosa, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Raimundo Bastos, estiveram presentes na data de ontem (12), na solenidade de entrega de caminhonetes, pelo Governo Federal, para força efetiva no combate ao mosquito Aedes Aegypti no atual cenário de risco de municípios das cinco regiões do país.

Das mil unidades do veículo, 600 foram entregues na solenidade para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, pelo presidente Michel Temer e pelo ministro da Saúde, Gilberto Occhi. Os outros 400 veículos também já estão disponíveis para as demais regiões. 
A nova frota de veículos integra estratégia do Governo para enfrentamento a infestação do mosquito Aedes Aegypti; que segundo dados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa 2018), mais de 500 cidades podem ter surto de dengue, zika e chikungunya.

Entusiasmados pela ação e contribuição do Governo Federal e Ministério da Saúde, o prefeito José Fernando e secretário Raiumundo Bastos, destacaram que “o veículo será de grande utilidade para atender a Vigilância em Saúde de Selvíria, nos trabalhos de prevenção e combate ao mosquito, abrangendo todo o município, incluindo área rural”.

Durante a solenidade, o presidente Michel Temer reforçou que a conexão entre governo federal, municípios e estados tem favorecido a melhora da saúde no País, e a redução de casos de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. “Nos últimos tempos não tem havido notícias desabonadoras a essa atividade e assim tem sido em todos os setores da nossa administração. Esse é um momento de comemoração porque significa que os municípios brasileiros estão recebendo veículos para trabalhar pelo povo municipal”, ressaltou o presidente.

São 240 para a região Centro-Oeste; 155 para a região Sudeste; 280 para o Nordeste; 230 para o Norte; e 95 para o Sul. O critério para definição dos estados e regiões foi epidemiológico e entomológico (infestação do mosquito), além de concentração populacional. Com essas caminhonetes os estados e municípios podem acoplar os equipamentos de fumacê para ações locais. O quantitativo se soma às 375 caminhonetes adquiridas no início deste ano e já distribuídas para 26 estados do país.

Na ocasião, o ministro da Saúde apresentou os dados do LIRAa e lançou o Sistema Integrado de Controle de Vetores (SIVector). A nova ferramenta traz informações georreferenciadas para o controle do Aedes Aegypti e também Aedes Albopictus, mosquitos transmissores das doenças dengue, zika e chikungunya.

Controle do Aedes Aegypti em Selvíria

Segundo informações do Setor de Controle de Vetores e de Vigilância Sanitária de Selvíria, casos de doenças relacionadas ao vetor Aedes Aegypti “estão atualmente controladas”. Neste semestre até o momento, apenas 10 casos foram notificados, sendo que 4 com resultado negativo, e os outros 6 aguardam resultado.

“No começo do ano, houveram alguns casos positivos para dengue, entretanto, temos intensificado os trabalhos de bloqueio de áreas com sinais de infestação do mosquito, e nas ações de prevenção e combate em todo o município, como arrastões, mobilização no município com palestras e panfletagem, entre outros. E com a nova aquisição do veículo, teremos um importante reforço nas ações”, explicou a bióloga e fiscal de Vigilância Sanitária, Jeane Alves de Jesus.

Jeane ainda ressaltou que as ações começam dentro de casa, e que toda a comunidade deve estar sempre em alerta para os cuidados diários – principalmente em épocas chuvosas – evitando-se assim proliferação do vetor e riscos de surto das referidas doenças. E também lembrou que, quaisquer dúvidas e ocorrências relacionadas ao vetor, o setor de Controle de Vetores do município, deve ser acionado pelo telefone: 3579 1650, das 08h às 12h, e das 14h às 17h.

Por: Assessoria de Comunicação/ portalms.saude.gov.br

loading...