Três Lagoas esteve presente no “17º Seminário Nacional de Ouvidoria” realizado em Recife

Três Lagoas foi representada no “17º Seminário Nacional de Ouvidoria”, pelo Cristiano dos Santos Pereira, ouvidor municipal. O evento foi realizado em Recife, reunindo anualmente especialistas e representantes de ouvidorias de todo o Brasil e da América Latina. Esta foi a terceira participação consecutiva do ouvidor municipal no evento, que neste ano contou com a presença de representantes de 24 estados brasileiros, além de ouvidores da Argentina, Chile e México.

“Foi uma experiência extremamente gratificante, que abordou temas essenciais para o presente e o futuro da ouvidoria, com foco nos mecanismos que facilitam o atendimento ao cidadão e o bom funcionamento das instituições”, destacou o Cristiano dos Santos Pereira.

O seminário contou com a presença de autoridades como o Ouvidor Nacional, o Ouvidor-Geral da União, a Ouvidora-Geral de Itaipu, o Ouvidor do BNDES e representantes das polícias militares e civis de diversos estados, incluindo Minas Gerais. Um dos principais temas em destaque foi a inteligência artificial (IA) e sua aplicação na modernização das ouvidorias públicas.

“A utilização da IA foi amplamente discutida e é fundamental para modernizar o atendimento. Voltamos com ideias e experiências para tentar implementar melhorias no atendimento ao cidadão três-lagoense”, afirmou Cristiano.

Uma mudança importante também foi anunciada, a ouvidoria de Três Lagoas deixará de estar vinculada à Coordenadoria-Geral de Ouvidoria e Boas Práticas (CGOB) e passará a integrar a estrutura do Controle Interno do município. A proposta de lei já está pronta e deve ser encaminhada à Câmara Municipal na próxima semana.

Segundo Cristiano Pereira, o Controle Interno, sob a responsabilidade de Giuliano, está em fase de estudos para adotar ferramentas baseadas em IA, visando à modernização e ao aprimoramento dos serviços prestados pela ouvidoria municipal.

loading...

Três Lagoas esteve presente no “17º Seminário Nacional de Ouvidoria” realizado em Recife