UEMS CG: Caetano Galindo, um dos maiores tradutores brasileiros, fará palestra na Capital

Caetano Galindo é escritor, tradutor e professor na UFPR estará na Capital, Campo Grande, no próximo dia 08 de maior, para proferir palestra. Um dos maiores tradutores brasileiros, com a tradução de Ulysses, de James Joyce, Galindo ganhou o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte e da Academia Brasileira de Letras em 2012 e o Prêmio Jabuti 2013. Outras traduções incluem autores como T. S. Eliot, Samuel Beckett, Charles Darwin, David Foster Wallace, entre outros. 

Publicações importantes do autor incluem o livro de Contos, Ensaio sobre o entendimento humano. Galindo também foi vencedor do Prêmio Paraná de Literatura de 2013 e o guia Sim, eu digo sim: uma visita guiada ao Ulysses de James Joyce, publicado em 2016 pela Companhia das Letras, um estudo central para o entendimento da obra de James Joyce. 

Aqui na Capital, sua palestra, que é totalmente gratuita, fará referência ao livro Latim em pó: Um passeio pela formação do nosso português, publicado em 2022, em que Caetano Galindo explora a evolução da língua portuguesa e reflete sobre seu uso no dia a dia. Na obra, Galindo reconta a história do português, começando pela presença do Latim na Europa e passando pelo período da Reconquista e pelo colonialismo na África e na América Latina, oferecendo, assim, uma visão abrangente e acessível da nossa língua materna.

Para o prof. Dr. Fábio Melges, dos cursos de turismo e administração pública da UEMS, essa é uma importante oportunidade. “Esse é um tema transversal, interdisciplinar porque tangencia todos os cursos a maneira como utilizamos a língua”, concluiu Melges. 

Ele ainda ressalta que a participação é gratuita, porém para certificação é preciso se inscrever no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdiba7LZUPpi09sozct-_abNrvhnRRaItHGQ3VAE4Tmgn9YJg/viewform


Palestra:
Português brasileiro: um passeio pela formação da nossa língua.
Dia 8 de maio, quarta-feira, às 19 h no Auditório central da UEMS – Avenida Dom Antônio Barbosa, 4155. Vila Santo Amaro– Campo Grande
(certificado de 4 horas)

loading...