Certificado de antecedentes criminais pode ser impresso pela internet

Antes o documento poderia ser retirado apenas pessoalmente

Certificado de antecedentes criminais que poderia ser impresso somente nos Postos de Identificação de Mato Grosso do Sul, agora, pode ser solicitado no site da Coordenadoria Geral de Perícias (CGP) e sem custo.

Conforme a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), para requerer o documento o cidadão precisa acessar o seguinte endereço eletrônico http://www.cgp.sejusp.ms.gov.br/ e clicar no link Antecedentes Criminais, localizado do lado direito da página, e preencher corretamente os dados.

Para a diretora do Instituto de Identificação Gonçalo Pereira (II), Jucilene Correia de Menezes, a medida inaugura o processo de modernização do sistema de identificação do Estado. “Esse é um grande avanço para o cidadão que precisa desse documento para conseguir um emprego ou ser nomeado em um concurso público, por exemplo”, disse.

A possibilidade de impressão do certificado de antecedentes pela internet é uma forma utilizada pelo Estado para economizar o tempo do solicitante. No ano de 2017 foram emitidas cerca de sete mil certidões mensais. “É importante lembrar se caso a pessoa não consiga solicitar o documento online, ela deve procurar o posto de identificação do município, onde será orientada pelo perito papiloscopista sobre as medidas que deverão ser adotadas”, explicou a diretora Jucilene.

Fonte: Capital news

loading...