Jacarés da Lagoa Maior serão levados para Reserva Natural com mais de 6 mil hectares

Apenas quatro, dos 15 espécimes, serão capturados e transportados por uma equipe da Embrapa Pantanal

Com apoio e reconhecimento da Companhia Energética de São Paulo (CESP), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Ministério Público (MP) e maioria dos membros da Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), com apoio e execução direta da Embrapa Pantanal, realizará a retirada de quatro dos 15 jacarés-do-papo-amarelo que habitam a Lagoa Maior.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Agronegócio, Celso Yamaguti, a remoção é uma forma de evitar acidentes com crianças e animais de estimação, além de proteger os próprios jacarés-de-papo-amarelo. “Tememos pela segurança da população, principalmente de crianças e animais de estimação que usam o local como ponto de lazer. Além disso, os animais serão levados para a Reserva Particular do Patrimônio Natural [RPPN] em Cisalpina que fica na cidade de Brasilândia”, ressaltou.

O secretário explica ainda que o lugar tem 6.261,75 hectares de área protegida, além de contar com extensa várzea inundada periodicamente, formada por um complexo de sistema de lagoas, córregos e canais interligados entre si. “Outro ponto positivo, é que essa espécie já ocorre nesse local, ou seja, o ambiente é propício para a sobrevivência e desenvolvimento deles”, explicou Celso.

Outro ponto positivo, segundo o fiscal ambiental da SEMEA, Flávio Fardin, é que o local além de ser amplo, é constantemente monitorado pela CESP, pois essa executa o plano de manejo do local e a Embrapa Pantanal realiza constantes pesquisas, algo que colabora amplamente para a segurança e preservação dessa e de outras espécies animais que habitam a reserva.

AUTORIZAÇÃO

O Imasul emitiu uma autorização ambiental para que a Prefeitura consiga fazer a retirada dos animais com ajuda da Embrapa Pantanal, sendo que a equipe que executará o serviço é comandada pela Doutora e Pesquisadora Zilca Maria da Silva Campos, que tem a licença SISBIO e uma equipe qualificada para o manejo dos animais, sendo que já realizaram mais de 6.000 capturas de jacarés sem nenhum tipo de acidente.

CAPIVARAS

Celso Yamaguti explica ainda que as capivaras do local também receberão uma atenção especial em um futuro próximo. No momento, a SEMEA está realizando a contagem dessa espécie, sendo que no último senso mensal foram contabilizados 160 animais (120 adultos e 40 filhotes).

“Como não vamos retirar todos os jacarés, ainda terá um controle natural das capivaras, mas entendemos a necessidade de visualizar essa situação também, porém faremos de maneira legal e que não prejudique o desenvolvimento da espécie”, ressaltou Celso.

Em relação ao cercamento da Lagoa Maior, o secretário afirma que será analisado com cuidado, pois pode não ser a melhor opção, haja vista que se esse método for aplicado na parte interna da pista de caminhada os locais de pastagem ficarão extremamente reduzidos e se o mesmo for feito na parte externa na lagoa, não protege os animais de ter contato direto com a população que frequenta o local.

loading...