Secretaria de Meio Ambiente realiza primeira ação do Projeto “Áreas Mais Verdes” neste sábado

Objetivo do projeto é envolver a sociedade no cuidado de áreas verdes públicas e auxiliar o poder público no cuidado com estas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio de Três Lagoas, realiza às 8h deste sábado (11), na Praça do Jardim Alvorada, a primeira ação do Projeto “Áreas Mais Verdes”, que se trata de uma iniciativa de revitalização de áreas verdes públicas como praças, canteiros centrais, jardim e outros espaços públicos por meio de arborização e paisagismo com participação ativa da sociedade, promovendo conscientização e educação ambiental.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Celso Yamaguti, dentre os objetivos do projeto está envolver a sociedade no cuidado de áreas verdes públicas e auxiliar o poder público no cuidado com estas.

“Além disso, visamos revitalizar as áreas verdes e promover melhorias no paisagismo com inserção de diferentes espécies vegetais nas praças, jardins, e outros logradouros públicos, priorizando a utilização de espécies do bioma Cerrado. Por isso, convidamos a sociedade como um todo para participar desse projeto que dará uma cara nova a Três Lagoas”, explicou Celso.

Já o fiscal ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e, também, coordenador geral do projeto, Flávio Henrique Fardin, explicou que o planejamento do paisagismo e a arborização de áreas verdes conferem harmonia e beleza destes locais em equilíbrio com a infraestrutura existente.

“Desta forma a escolha das espécies deve ser realizada com cuidado para não causar danos a estruturas como redes de distribuição de energia elétrica, telefônica e sistemas de abastecimento de água e esgoto”, ressaltou Flávio.

PARTICIPAÇÃO

Conforme o projeto elaborado pela Secretaria, poderão fazer parte do projeto a sociedade civil (organizada ou individualmente), empresas, instituições de ensino, órgãos públicos, associação de moradores e demais órgãos que tiverem interesse por arborização e paisagismo, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio.

Inicialmente, o projeto será divulgado e as pessoas/instituições que tenham interesse pelo assunto, serão convidadas a participar de modo a criar um grupo de trabalho que poderá ter subdivisões de acordo com a aptidão dos membros, os quais serão organizados em três grupos, sendo eles: Grupo de planejamento; Grupo de Implantação, cuidado e monitoramento e Grupo de aquisição e produção de mudas.

loading...