Alunos dos Programas Sociais de Três Lagoas participam de ação da “Semana Mundial do Brincar”

Cerca de 150 alunos brincaram de cabo de guerra, corrida de saco e bandeirinha

Brincar também é uma forma de educar, socializar e resgatar as tradições, por isso a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), realizou na tarde desta quinta-feira (25) em sua sede, diversas brincadeiras tradicionais com cerca de 150 alunos dos Programas Sociais executados em parceria com as entidades militares da Cidade, em alusão à “Semana Mundial do Brincar”.

Com alunos do Programa Bombeiros do Amanhã, Patrulha Florestinha, Patrulha Mirim de Educação no Trânsito e Pelotão Mirim, a ação foi marcada por brincadeiras como corrida de saco, cabo de guerra e bandeirinha. “Hoje as crianças e adolescentes estão focadas em brincadeiras virtuais que, muitas vezes, são solitárias. Isso é um risco, pois provoca um isolamento social, gerando exclusão, solidão e até a depressão”, comentou a secretária de Assistência Social, vera Helena Arsioli.

Para o aluno do Programa Bombeiros do Amanhã, Samuel Pardim Leal, de 12 anos, ele tem o hábito de brincar com os amigos no dia a dia. “Mas dentro do projeto é diferente, pois as brincadeiras são direcionadas e todos participam”, disse.Semana do Brincar Projetos - 25-05-2017 (32)

Para Pedro Henrique Souza, de 14 anos, do Programa Pelotão Mirim “o legal de estar brincando dentro do projeto é que todos são incentivados a participar e isso torna a brincadeira mais legal”. As alunas do Programa Patrulha Florestinha, Sarah dos Santos e Fernanda Vitória Oliveira, ambas de 11 anos, ressaltaram que apesar de terem o hábito de brincar no dia a dia, a brincadeira dentro do programa é mais legal e permite que todos relembrem o cotidiano dos pais quando crianças.

Já Gilmar Felipe da Silva, de 15 anos, do Programa Patrulha Mirim de Educação no Trânsito, ressaltou que as brincadeiras tem um papel fundamental, que é permitir a diversão sem o preconceito. “Fora do projeto, às vezes, algumas pessoas ficam excluídas por um ou outro motivo, aqui não, todos participam igualmente. Além disso, podemos nos divertir e gastar a nossa energia em uma coisa legal”, finalizou.

SOBRE A SEMANA DO BRINCAR

Conforme Terezinha Bazé de Lima, membro fundador do Fórum de Educação Infantil Costa Leste, Diretora da UNIGRAN em Três Lagoas e Membro da Comissão Organizadora da “Semana Mundial do Brincar” edição de 2017, o evento visa fazer com que a família, como um todo, seja a protagonista dessas brincadeiras e, com isso, resgatar as tradições dos pais e avós. 

loading...