Com medidas mais rígidas, uso de máscara passa ser obrigatório em alguns locais e feira-livre terá formato diferente

Na reunião realizada na manhã da última quarta-feira (22), os membros do Comitê de Enfrentamento à COVID-19 decidiram pela reabertura dos demais segmentos do comércio local que estavam fechados por prevenção à pandemia do Coronavírus.

A reabertura foi aprovada mediante ao plano de ação apresentado por cada segmento. Neste plano, os estabelecimentos estão comprometidos a reabrir aderindo às medidas de prevenção e higienização, colaborando com a redução de casos da doença no Município.

O médico e membro do Comitê, Dr. Cassiano Rojas Maia, juntamente com o coordenador de Vigilância Sanitária,

Cristovam Bazan, e secretária de saúde, Angelina Zuque, apresentaram aos demais as adequações que cada segmento deverá adotar. Conforme as determinações:

USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARA
O Comitê decidiu por cobrar o uso de máscara nos comércios. “O comerciante deverá exigir ao cliente que use máscara ao entrar no estabelecimento. A situação não voltou ao normal, ainda corremos riscos, mas as pessoas precisam manter os cuidados. Precisamos dessa colaboração”, explanou.

MOTEIS – reabrem normalmente, devendo obedecer aos critérios de higienização dos quartos e funcionando até às 21h, devido ao toque de recolher. Após este horário, estará permitida apenas entrada de clientes que forem pernoitar, justamente para evitar circulação nas ruas.

SHOPPING POPULAR – Volta às atividades em forma de rodízio, ou seja, os boxes abrem às portas em dias determinados, mantendo distanciamento e menor fluxo de pessoas no local. Também deverão oferecer álcool em gel aos clientes.

SHOPPING TRÊS LAGOAS – autorizada a reabertura com a praça de alimentação adequando a distância de 2 metros entre as mesas e o máximo de seis pessoas. Lojas deverão tomar as mesmas providências exigidas aos comerciantes em geral. Cinema e brinquedos das crianças permanecerão fechados.

ACADEMIAS – funcionarão mantendo apenas treinos em equipamentos. Os alunos devem obedecer ao distanciamento de 25 metros quadrados, e a direção do estabelecimento fazer a higienização dos equipamentos cada vez que forem usados. Ballet, zumba, lutas e outras atividades coletivas continuam suspensas.

BARES, LANCHONETES E RESTAURANTES – Reabrem com a exigência de 30% da capacidade de pessoas por vez. Além disso, com limite de seis pessoas por mesa, a distância entre elas é de 2 metros. Self-service só será permitido com funcionário servindo aos clientes.

FEIRA LIVRE – A partir da próxima quarta-feira (29), a Feira Livre volta a funcionar nas quartas e sábados. Para prevenção dos feirantes e população, será instalado um gradil em forma de corredor, com entrada e saída. Os consumidores não terão contato com o alimento, devendo pedir ao feirante o produto e levar para a casa, inclusive das barracas de alimentação.

Para Cassiano, o ideal é que as pessoas permaneçam em casa, mas que, se acaso tiverem alguma necessidade ou urgência, tenham o comércio à disposição. Estas adequações serão publicadas em decreto na próxima semana. A fiscalização continuará a percorrer as ruas de Três Lagoas.

loading...