Ex-governador Pedro Pedrossian morre aos 89 anos.

Pedro Pedrossian, ex-governado do estado e criador da Universidade Federal de Mato Grosso, faleceu na madrugada desta terça-feira (22), 3h30 em sua residência, em Campo Grande.

Pedro Pedrossian, ex-governador de Mato Grosso e criador da Universidade Federal de Mato Grosso, faleceu na madrugada desta terça-feira (22), 3h30 em sua residência, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Segundo seu neto, Pedro Pedrossian Neto, secretário de Finanças e Planejamento de Mato Grosso do Sul, ele morreu dormindo, sem sofrimento.

Segundo informações repassadas por neto, Pedro Pedrossian estava bem de saúde, aos 89 anos, lúcido e como sempre brincalhão, mas apresentou um problema de insuficiência respiratória na segunda-feira que acabou se agravando à noite. “Ele foi medicado, tinha melhorado, mas houve uma piora na madrugada, que o levou à morte”, disse.

O velório de Pedro Pedrossian que governou Mato Grosso, antes da divisão, no período de 1966 a 1971, acontecerá no Centro de Convenções Rubens Gil de Caminho, no arque dos Poderes, em Campo Grande, ainda na manhã desta terça-feira. O sepultamento será no final da tarde, no cemitério Parque das Primaveras.

Por meio da assessoria de imprensa, o Governo de Mato Grosso do Sul informou da morte com pesar e informou que o velório será no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes, ainda pela manhã.

Neto revelou ainda que a saúde do pai estava frágil há sete anos, desde quando sofreu um acidente e quebrou a perna.

Pedro Pedrossian foi governador de Mato Grosso no período de 1966 a 1971, antes que o estado fosse dividido. Em 1978, ele foi eleito senador, mas renunciou ao mandato em 1980 para assumir o governo de Mato Grosso do Sul em novembro daquele ano.

Em 15 de março de 1991 assumiu novamente o cargo de governador sul-mato-grossense — eleito em pleito direto ocorrido em 1990.

Permaneceu no posto até 1º de janeiro de 1995. Foi candidato a governador em 1998 e a senador em 2002 sem sucesso. Teve passagens pelos seguintes partidos: PSD, ARENA, PDS, PTB, PDT, PST, PMDB e atualmente PMN.

Foi condecorado com a medalha do Pacificador, do Exército Brasileiro, e com a Ordem do Mérito Aeronáutico.

Em suas administrações foram criadas a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sediada em Cuiabá, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), sediada em Dourados, e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com sede em Campo Grande.

Com a vida forjada nos caminhos de ferros da Noroeste do Brasil, o engenheiro Pedrossian deveria estrear na política sendo vice de Lúdio Coelho.

fonte: 24 News

loading...