Vereador Jorginho do Gás se prepara para a apresentação do Projeto de Lei de Ciência, Tecnologia e Inovação de Três Lagoas

           Na manhã desta quarta-feira (02), o Vereador Jorginho do Gás convidou e reuniu-se com o empresário Paulo Vinícius de Almeida Molina, idealizador e coautor do Projeto de Lei (PL) que cria e estabelece as diretrizes e as políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação do município de Três Lagoas, para a última tratativa sobre a legislação pertinente. O PL é de autoria legislativa dos vereadores Jorginho do Gás e Doutor Cassiano Maia, e será apresentado ao colendo plenário da Câmara Municipal na próxima sessão ordinária, dia 08, terça-feira.

De acordo com Paulo Molina, a ideia e a concepção do PL, surgiram em meados do mês de junho de 2021, em plena pandemia do Covid-19, período que ocorreu um avanço da tecnologia de serviços, beneficiando a população em várias áreas da economia.

           Molina frisa que o PL foi inspirado no modelo de gestão das políticas públicas do município paulista de Presidente Prudente que possui o maior Ecossistema Local de Inovação da região do Oeste Paulista.

          “A cidade de Presidente Prudente possui um trabalho primoroso a respeito das políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação, trabalho construído a longo prazo e que obtém grande sucesso. Neste mesmo sentido, o nosso PL possui os mesmos objetivos, que são de estabelecer as políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação, instituindo o Sistema de Inovação, o Conselho e o Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Três Lagoas”, destaca Molina.

           No mês de outubro de 2021, conhecendo o rito legislativo e já com o PL redigido de acordo com as legislações locais, Molina procura o Vereador Jorginho do Gás, apresentando-o as diretrizes e bases do PL, cedendo-as ao mandato do parlamentar a autonomia para a sua condução na Casa de Leis.

           O Vereador Jorginho do Gás se coloca à disposição do PL e organiza uma visita técnica a cidade de Presidente Prudente, que ocorreu no mês de fevereiro de 2022, onde reuniu-se com o Diretor-Presidente da Fundação de Educação, Pesquisa e Inovação de Presidente Prudente “Vicente Furlanetto”, Diego Adreasi. Durante a visita à Fundação Inova Prudente, como é mais conhecida, Andreasi expôs informações a respeito da instituição, como o catálogo dos serviços oferecidos, a apresentação da infraestrutura predial e tecnológica e os projetos realizados e em andamento pela Fundação.

Na oportunidade, o parlamentar também se reuniu com o Secretário Municipal de Tecnologia da Informação de Presidente Prudente, Helton Sapia, Presidente do Conselho Curador da Fundação Inova Prudente, que explanou sobre o histórico dos procedimentos de constituição, desenvolvimento e execução das políticas públicas da cidade paulista.

          “Fui surpreendido positivamente com a organização e a infraestrutura da Fundação Inova Prudente, um ambiente propício para o conhecimento inovativo e o desenvolvimento de empresas da área de tecnologia”, pontua Jorginho do Gás.

           Paralelo a esta empreitada, é lançado com o apoio do SEBRAE Costa-Leste, o Ecossistema Local de Inovação “Vale da Celulose” em nosso município, Três Lagoas.

          O Ecossistema de Inovação Vale da Celulose é um polo tecnológico criado para o desenvolvimento e fomento de inovação na região de Três Lagoas. Foi lançado no mês de maio de 2022, com ampla participação de Empresas e Instituições de Ensino Superior, que elaboraram um Documento de Planejamento, orientando os próximos passos dessa iniciativa.

           Logo, o PL foi apresentado a convite do SEBRAE Costa Leste para a Governança do Vale da Celulose, sendo amplamente discutido ao longo dos anos de 2022 e 2023.

           O PL contou também com duas consultorias inerentes a legislação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o seu aprimoramento, cedidas pelo SEBRAE Costa Leste. A primeira consultoria foi realizada pela empresa GM Consultoria, já a segunda, foi realizada pela Fundação CERTI.

           Ambas as consultorias, enalteceram muito a concepção original do PL, porém o trabalho executado por ambas com seus apontamentos e sugestões foram de essencial importância para o seu desenvolvimento.

           Assim, após este ciclo de dois anos, o Vereador Presidente Doutor Cassiano Maia, entusiasta do segmento, se une às diretrizes e bases do PL, colaborando para a sua legislação e seu esmero, consequentemente, se inteirando das propostas promovidas pelo Ecossistema Local, e dessa forma, tornando-se seu autor legislativo também.

           O Vereador Jorginho do Gás ainda salienta que o papel do ente público neste contexto somente tende a avançar. Muitos governantes entenderam a necessidade de uma ampla reforma digital nos processos de atendimento do cidadão, da liberação e estímulo a novos negócios e de relacionamento com empreendedores locais, assim criaremos uma ambiência para que a transformação social aconteça utilizando aa políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação como vetor de transformação. “Precisamos usar as tecnologias envolvidas no contexto da nova economia para acelerar o processo de modernização da nossa cidade, Três Lagoas”, completa o vereador.

           Portanto, o Projeto de Lei de Ciência, Tecnologia e Inovação dispõe sobre a organização do sistema de inovação de Três Lagoas e as medidas de incentivo à inovação tecnológica, à pesquisa científica e tecnológica, ao desenvolvimento tecnológico, e à extensão tecnológica em ambiente produtivo no município de Três Lagoas, bem como, prevê a instituição do Sistema de Inovação, do Conselho e do Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Três Lagoas. 

loading...