Viação São Luiz passa por grave situação financeira e tem um prazo para resolver os problemas que afetam usuários do Estado

Em reunião, Agepan decide: ou viação de transporte resolve problemas ou poderá perder a concessão no MS

A empresa Viação São Luiz, que opera fazendo transporte intermunicipal no Mato Grosso do Sul, corre o risco de perder a concessão de serviços caso não mude o tratamento com usuários e solucione problemas corriqueiros e alvos de inúmeras reclamações.

Na semana retrasada o vereador Realino do PT do B esteve em Campo Grande, onde se reuniu com Ayrton Rodrigues um dos diretores da Agência  Estadual de Regulação de Serviços Públicos do MS (Agepan), responsável pela fiscalização e acompanhamento de questões de segurança e reclamações de usuários.

Na conversa, o parlamentar mostrou solicitações e documentos com dezenas de transtornos frequentes de passageiros que utilizam o transporte, principalmente na linha Três Lagoas – Campo Grande.

Reclamações referentes a ônibus velhos e sem itens de segurança como cinto em todas as poltronas, mau funcionamento do ar condicionado, longos atrasos que ocasionam prejuízos e veículos quebrados em rodovias foram citados na conversa.

Não é de hoje que os problemas ocorrem, a campo-grandense Sandra de Abreu que utiliza a linha sempre para visitar a filha moradora de Três Lagoas disse que já passou por diversos transtornos e da última vez, ficou  quase 8 horas na estrada entre o município de Água Clara e Ribas do Rio Pardo devido a uma falha mecânica no veículo. “O ônibus quebrou no caminho, e ficamos praticamente quatro horas na rodovia esperando vir um outro para buscar, foi horrível todo mundo estressado, e o motorista não tem culpa, a empresa é quem coloca em risco todo mundo” disse.

Em entrevista o vereador Realino disse que o cidadão está cansado de pagar e sofrer com ônibus quebrado, descaso e atrasos que muitas vezes acarretam até prejuízos financeiros maiores. Ele enfatizou que está buscando uma solução com urgência. “Ou melhora ou sai e deixa espaço para outra empresa que vai atender devidamente as pessoas” explanou.

O parlamentar também explicou que o prefeito Angelo Guerreiro também vem cobrando providências e que a viação já foi notificada por duas vezes, e as opções que restam são de resolver os problemas ou será multada e poderá até perder a concessão no Estado.

“Nós sabemos da crise financeira no país, sabemos que a empresa passa por momentos difíceis, existem até funcionários que ficam sem os pagamentos em dia, mas os passageiros não são culpados, se eles não estão dando conta, que dêem o espaço para outro” ponderou.

Termo de compromisso

Ainda segundo Realino, Agepan fez reunião na quarta-feira (11)  com representantes da empresa onde ficou acordado que a Viação São Luiz deve apresentar proposta de aumento de frota e devida manutenção dos veículos até essa semana, sob pena de multa e perda da concessão. Os responsáveis assinaram um termo de compromisso e os ônibus serão vistoriados nas próximas semanas. “Eles tem o prazo e devem cumprir, nós estamos de olho, e, além disso, existem duas empresas de transporte que já demonstraram interesse na linha. Agora vai do compromisso deles em melhorar a situação” finalizou Realino.

Atualmente a Viação São Luiz, é detentora da concessão de importantes rotas de transporte interestadual nos estados de SP, MG, MS, MT GO, e DF, para muitos ela encontra se em estado de decadência com dívidas junto aos municípios, colecionando reclamações de usuários e alvo de greve de funcionários, a última ocorreu em setembro de 2017, onde trabalhadores de Campo Grande, Cassilândia e Rondonópolis paralisaram os serviços devido o atraso de salários e vale alimentação.

Fonte: Expressão MS

 

loading...