VOCÊ SABIA? – Garantindo qualidade e economia, mochilas, estojos e uniformes dos alunos da REME são produzidos por detentos

Nessa semana mais de 40 mil peças de uniformes escolar foram entregues aos alunos de diversos anos da Rede Municipal de Ensino (REME), mantida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEME), além do kit escolar que conta com mochilas e estojos. Mas, você sabe de onde vêm todas essas peças? Se não, vamos responder.

Todos os uniformes, mochilas e estojos entregue às crianças da REME são confeccionados pelas mãos dos detentos da Penitenciária de Segurança Média (PSMTL) da Cidade e parte, na Penitenciária Estadual de Dourados (PED). A responsabilidade pela encomenda fica com a Organização Não Governamental (ONG) Artaban, que possui uma oficina dentro da própria unidade prisional, que realiza desde o corte até a parte de serigrafia das peças.

Saiba mais sobre a entrega dos kits escolares e uniformes AQUI. Sobre os itens que compõem os kits, AQUI.

ECONOMIA
O convênio com a Prefeitura de Três Lagoas é para fabricar 68 mil peças nas duas penitenciárias, entre bermudas, camisetas com mangas e regatas, mochilas pequenas e grandes, além dos estojos. Segundo a ONG Artaban, a confecção nas unidades prisionais garante uma economia de 40% no custo final para a Administração.

OPORTUNIDADE AOS RECLUSOS
A iniciativa, além de levar capacitação, ocupação produtiva e remunerada aos detentos, refletindo diretamente no processo de ressocialização, representa economia significativa aos cofres públicos, bem como a garantia de os alunos receberem seus uniformes no início do ano letivo.

A cada três dias de serviços prestados pelos detentos, não somente na confecção de uniformes, é garantido a eles desconto de um dia no total da pena imposta. No caso do trabalho em oficinas instaladas, por meio de parcerias com empresas, também é oferecida remuneração de cerca de ¾ do salário mínimo.

loading...